As celebrações do Dia da Pátria, em 07 de setembro, tiveram início às 8 horas na Praça do Centro Cultural de Cruzeiro do Sul, onde o espírito cívico e a solidariedade marcaram o evento. O hasteamento dos pavilhões Nacional, do Acre e de Cruzeiro do Sul marcou o início das comemorações.
A bandeira do Brasil foi solenemente hasteada pelo subcomandante do 61° Batalhão de Infantaria de Selva, o subcomandante Vinicius Cordeiro Ramirez, em um gesto que simboliza a unidade e a identidade nacional.
A bandeira do Estado do Acre foi içada pela representante do Governo no Juruá, Raquel Batista, que expressou a importância do evento: “O aniversário da pátria é um momento importante para o governo se fazer presente, somos gratos pelo convite do 61° BIS e estaremos sempre à disposição para representar o governador Gladson Cameli nesse momento tão importante que é o aniversário da pátria”.
A bandeira de Cruzeiro do Sul foi hasteada pelo vice-prefeito Henrique Afonso, que representou o município no lugar do Prefeito Zequinha Lima, que se recupera de uma cirurgia. Henrique Afonso destacou a relevância do 7 de Setembro: “Esta é uma das datas mais importantes em que estamos celebrando a independência de nosso país, quando saímos do jugo da coroa portuguesa. E desde aquele 07 de setembro de 1822, estamos em processo de construção das nossas liberdades econômicas, políticas e culturais. Cada 07 de setembro nos traz esta reflexão sobre até onde fomos na conquista desta liberdade, na consolidação da soberania e da democracia em nosso país.”
Ele também enfatizou a solidariedade do município: “O Prefeito Zequinha sofreu uma cirurgia, e estamos aqui representando como vice-prefeito para celebrar o quanto o município de Cruzeiro do Sul também está envolvido nas conquistas da nossa liberdade e consolidação da soberania de nosso país.”