O Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT) retomou nesta semana as obras de ampliação da ponte sobre o Rio Tarauacá, no município de mesmo nome, no Acre, após substituir uma das vigas da estrutura. A intervenção foi necessária após a identificação de uma falha técnica na viga número 12, que apresentou resistência abaixo do esperado.
De acordo com o superintendente do DNIT no Acre, Ricardo Araújo, a empresa responsável pela execução da obra foi notificada e penalizada. “A viga não apresentou a resistência necessária e tivemos que derrubá-la para refazer o trabalho. A empresa responsável foi notificada e penalizada, e agora já iniciamos a nova concretagem”, afirmou Araújo durante visita técnica realizada no local.
Com o problema resolvido, os trabalhos avançam para a fase final, que inclui a instalação do assoalho da ponte e a liberação parcial do tráfego no trecho já concluído. As próximas etapas preveem o início das obras nas demais vigas localizadas na área onde hoje funciona o desvio da rodovia.
A previsão do DNIT é concluir a ampliação da ponte até o fim de julho de 2025. “Vamos acelerar os trabalhos. A meta é finalizar a ampliação da ponte por completo dentro desse prazo”, disse o superintendente.
A ampliação da ponte de Tarauacá é considerada estratégica para o fluxo de veículos na BR-364, principal via de ligação entre os municípios do interior do Acre e a capital, Rio Branco.