Empresários do setor industrial do Acre conheceram uma nova rota de transporte para a exportação e importação de produtos, que utiliza o Porto de Chancay, no Peru. Em uma reunião realizada no auditório do Nobile Hotel, em Rio Branco, a rota prospectada pela Cosco Shipping foi apresentada. A reunião contou com a presença de empresários de vários setores da indústria acreana, que discutiram a viabilidade econômica da rota.
Uma viagem piloto foi realizada, com uma carreta carregada que percorreu 2.700 km de Lima até a Zona de Processamento e Exportação (ZPE-AC) em Senador Guiomard. O operador de transportes do grupo Kala, John Llontop, explicou que o trajeto via Porto de Matarani é o mais viável economicamente.
A presidente da Agência de Negócios do Acre (Anac), Waleska Bezerra, destacou a retomada do uso da Rota Quadrante Rondon como principal acesso ao Pacífico. A presidente do Sindicato das Empresas de Logística e Transportes de Cargas e Transportadores Autônomos do Acre (Setacre), Nazaré Cunha, enfatizou a importância da logística reversa e a necessidade de mais empresas credenciadas para o transporte internacional.
Participaram também do encontro o presidente da AZPE, Allan Lima; o presidente da Federação das Indústrias do Estado do Acre, José Adriano Ribeiro; o presidente da Federação de Agricultura do Estado do Acre, Assuero Veronez; o presidente do Sindicato de alimentos, José Luiz Felício e representante da Secretaria de Estado de Indústria, Ciência e Tecnologia (Seict).