Connect with us

Esporte

Fortaleza e Ceará caem para a Série B na rodada final do Brasileirão 2025

Fortaleza e Ceará foram rebaixados para a Série B do Campeonato Brasileiro após as partidas da 38ª rodada, disputadas neste domingo, 7 de dezembro de 2025, em jogos que também definiram a permanência de Vitória e Internacional na Série A na temporada de 2026.

No Estádio Nilton Santos, no Rio de Janeiro, o Fortaleza foi derrotado pelo Botafogo por 4 a 2 e encerrou o campeonato na 18ª colocação, com 43 pontos. A equipe cearense abriu o placar com Breno Lopes aos 16 minutos do primeiro tempo, mas sofreu o empate nos acréscimos da etapa inicial, em finalização de Montoro. No segundo tempo, Arthur Cabral virou para o Botafogo após cruzamento de Vitinho. Aos seis minutos, um lance com revisão do VAR resultou em pênalti para o Fortaleza, convertido por Bareiro aos dez minutos, deixando o placar em 2 a 2. Na parte final da partida, Marçal marcou de cabeça aos 38 minutos e, já nos acréscimos, Mateo Ponte fechou o resultado. Com a vitória, o Botafogo terminou o Brasileirão na sexta posição, com 63 pontos, e aguarda o desfecho da Copa do Brasil para definir sua participação na Libertadores de 2026.

Advertisement

No Castelão, em Fortaleza, o Ceará também foi derrotado de virada, perdendo por 3 a 1 para o Palmeiras, em partida que confirmou a queda do clube para a Série B. O time abriu o placar aos 11 minutos do primeiro tempo, com Pedro Raul, após jogada iniciada em cobrança de falta de Lucas Mugni. O Palmeiras empatou aos 16 minutos, com Facundo Torres, após cruzamento de Bruno Fuchs. Na etapa final, Ramón Sosa marcou de falta aos 15 minutos e Flaco López ampliou aos 19, garantindo o triunfo paulista. Com o resultado, o Ceará fechou o campeonato na 17ª colocação, com 43 pontos, enquanto o Palmeiras confirmou o vice-campeonato com 76 pontos.

A combinação de resultados também definiu a permanência de Vitória e Internacional. Em Salvador, o Vitória venceu o São Paulo por 1 a 0, no Barradão, com gol marcado por Baralhas aos 22 minutos do segundo tempo, após jogada construída por Kayzer e Fabri. O clube baiano chegou aos 46 pontos e terminou na 15ª posição. O São Paulo encerrou sua participação em oitavo lugar, com 51 pontos, e aguarda a definição do campeão da Copa do Brasil para saber se disputará a Pré-Libertadores ou a Copa Sul-Americana em 2026. Em Porto Alegre, o Internacional venceu o Bragantino por 3 a 1 no Beira-Rio, com gols de Mercado, Alan Patrick, de pênalti, e Carbonero, enquanto Jhon Jhon descontou para os visitantes. O resultado levou o Inter aos 44 pontos e garantiu o 16º lugar, último fora da zona de rebaixamento.

Além de Fortaleza e Ceará, Sport e Juventude já haviam tido o rebaixamento confirmado com antecedência e também disputarão a Série B em 2026. A rodada final consolidou o encerramento da temporada com definição completa da parte inferior da tabela e das últimas posições de acesso às competições continentais do próximo ano.

Advertisement

Fonte e foto: Agência Brasil

Advertisement
Continue Reading