Connect with us

Notícia

Movimento de passageiros no aeroporto de Rio Branco cresce 31% e amplia conexões com o Sudeste

O aeroporto internacional de Rio Branco registrou aumento de 31% no número de passageiros entre janeiro e setembro de 2025, somando 395 mil embarques e desembarques, segundo balanço divulgado pela rede Vinci Airports, responsável pela administração do terminal. O volume de pousos e decolagens também subiu, com 2.793 movimentos aéreos no período, 21% a mais que em 2024. Somente no terceiro trimestre, o aeroporto movimentou 124 mil passageiros, crescimento de 16% em relação ao mesmo trimestre do ano anterior.

De acordo com a Vinci Airports, dois fatores contribuíram para o resultado: o retorno das operações da Azul Linhas Aéreas no Acre, no fim de 2024, após oito anos de ausência, e o início da rota direta da Latam entre Rio Branco e Guarulhos, em São Paulo, fortalecendo a ligação do estado com a região Sudeste.

O secretário de Turismo e Empreendedorismo do Acre, Marcelo Messias, afirmou que o aumento no fluxo de passageiros está ligado às ações do governo voltadas ao fortalecimento do turismo. “Estamos investindo em infraestrutura nas comunidades onde se desenvolve o turismo de base comunitária, além de promover ações de qualificação e regularização dos prestadores de serviços turísticos. Nosso objetivo é melhorar as condições dos atrativos para receber esse número crescente de turistas que visitam o Acre ano após ano”, disse Messias.

Ele destacou ainda iniciativas como a revitalização de pousadas no Parque Nacional da Serra do Divisor e na região do Crôa, além da oferta de cursos sobre atendimento, primeiros socorros e manipulação de alimentos. “Também registramos aumento de 60% no número de pessoas e empresas inscritas no Cadastur, o Cadastro de Prestadores de Serviços Turísticos. Atuamos ainda na promoção externa do Acre e na interlocução com atores nacionais do setor, com o objetivo de ampliar as opções de conexão e o número de voos para o estado”, afirmou.

Para o secretário, o aumento da oferta de voos contribui para a redução no preço das passagens e o crescimento do turismo local. “Seguimos em esforços contínuos para, além de manter as opções de voos que já temos hoje, ampliar essa oferta nos próximos anos. Inclusive, vislumbramos a possibilidade de, futuramente, contar com um voo internacional partindo do Acre para países vizinhos”, declarou.

O Aeroporto Internacional de Rio Branco é um dos sete terminais da Amazônia operados pela Vinci Airports, que detém a concessão por 30 anos. O local é considerado o principal aeródromo do Acre e busca expandir sua conectividade, incorporando padrões operacionais internacionais para aumentar a eficiência, a segurança e a qualidade dos serviços prestados aos passageiros.