Connect with us

Notícia

Governo reinicia obras no Igarapé Fundo para concluir urbanização e drenagem em Rio Branco

O governo do Acre retomou nesta semana as obras de urbanização e macrodrenagem da bacia do Igarapé Fundo, no bairro Nova Estação, em Rio Branco. A intervenção, executada pela Secretaria de Estado de Obras Públicas (Seop), tem o objetivo de finalizar a infraestrutura da região, com foco na melhoria das condições sanitárias e de segurança para as famílias que vivem no entorno do canal.

O diretor de Execução e Fiscalização da Seop, Denis Amorim, explicou que os serviços envolvem a macrodrenagem das galerias das ruas Ouro Verde, Formosa e Belém, no Conjunto Manoel Julião, além da proteção dos taludes com o sistema rip-rap e vigas de concreto entre as ruas Ouro Verde e São Luiz. “Estamos realizando também a execução de 25 ligações domiciliares, o rebaixamento do poço da Estação Elevatória de Esgoto da Avenida Getúlio Vargas e a instalação de uma nova estação na Avenida Antônio da Rocha Viana. As ações incluem ainda calçadas, guarda-corpos sobre as galerias e medidas de recuperação ambiental”, detalhou Amorim.

O secretário de Obras Públicas, Ítalo Lopes, informou que o trecho principal do Igarapé Fundo já havia recebido obras de pavimentação, calçadas, ciclovia e iluminação, mas precisou de ajustes após erosões pontuais. “Essa etapa é fundamental para consolidar a infraestrutura e garantir o pleno funcionamento do sistema de drenagem e esgotamento. Por orientação do governador Gladson Cameli, estamos dando continuidade à obra para que os moradores da região contem com um ambiente urbano estruturado”, afirmou Lopes.

O investimento total é superior a R$ 3 milhões, oriundos do governo federal por meio da Caixa Econômica Federal, com contrapartida do Estado. A previsão de conclusão é para o primeiro semestre de 2026, abrangendo todo o sistema de esgotamento sanitário e as estruturas de macrodrenagem pluvial, além da concretagem e contenção dos pontos ainda instáveis do canal.