Published
1 ano agoon
By
EditorAliados de Lula começaram a defender nesta semana o nome do ex-governador e senador do Acre, Jorge Viana (PT), para o cargo de ministro do Meio Ambiente.
Ao contrário de outros ministeriáveis que embarcaram para a COP 27, como as ex-ministras Marina Silva e Izabella Teixeira, Viana está no Brasil. Lula também irá ao encontro que ocorre no Egito e há expectativa de que anuncie o nome do titular da pasta, nesta viagem. A articulação em torno de Jorge Viana passa pelo apoio de políticos também de fora do PT, uma forma de legitimá-lo na bolsa de apostas para a vaga.
Apoiador histórico de Lula, no Norte do país, desde a fundação do PT, o petista tem ajudado Lula como conselheiro informal. Na terça-feira, Jorge Viana esteve com Lula, em São Paulo, e os dois conversaram sobre a transição. Nesta sexta-feira, ele virá a Brasília para compromissos pessoais.
Do mesmo grupo político que Marina Silva no Acre, Jorge Viana chegou a ser cogitado para pasta como seu substituto, em 2008, quando Marina deixou o governo Lula. Ele, no entanto, se candidatou depois ao Senado, em 2010, atuou na comissão do Meio Ambiente e foi da base de apoio ao governo Dilma Roussef. Nas eleições, Viana perdeu a disputa para o governo do Acre contra o atual governador Gladson Camelli, que foi reeleito.
Fonte: CNN Brasil
Audiência Pública marca os 75 Anos da Declaração Universal dos Direitos Humanos no Acre
Deputado Nicolau Jr. elogia atuação abrangente do Prefeito Zequinha Lima em áreas urbana e rural de Cruzeiro do Sul
Presidente Luiz Gonzaga destaca apoio da ALEAC em projeto de expansão da produção de duínos no Acre
Presidente Lula aborda desafios no financiamento ambiental durante evento na COP28
Porto Walter realiza campeonato de futebol feminino com apoio de Luiz Gonzaga
Debate na Aleac: Deputados Discutem Situação das Famílias Acampadas