A construção da nova maternidade Marieta Messias Cameli, em Rio Branco, segue com obras simultâneas nas duas fases atualmente em execução. O governo do Acre, por meio das secretarias de Obras Públicas (Seop) e de Saúde (Sesacre), coordena os serviços.
Na primeira etapa, os trabalhos estão em fase de acabamento, com a conclusão de forro de gesso, pavimentação de calçada, revestimentos, instalações elétricas, de gás, de ar-condicionado e do sistema de proteção contra descargas atmosféricas (SPDA). Também estão sendo finalizadas pintura, emassamento, aplicação de selador acrílico, cobertura e elementos de fachada.
Na segunda fase, as frentes de trabalho concentram-se em prédios anexos, onde são realizados serviços de contrapiso, fundações, pilares, vigas e laje do primeiro pavimento. As equipes também atuam na instalação das redes de esgoto e elétrica, além do SPDA. Segundo a Seop, uma máquina de perfuração do solo deve chegar nos próximos dias para dar continuidade à fundação do prédio principal.
O diretor de Execução e Fiscalização da Seop, Denis Amorim, afirmou que os blocos concluídos são entregues diretamente à Sesacre para uso da população. O gestor da Seop, Ítalo Lopes, disse que a meta é acelerar a entrega das estruturas e possibilitar o funcionamento por etapas.
Mais de 60 trabalhadores atuam no canteiro de obras. Um dos operários, José Francisco Marques, afirmou que o emprego na construção tem sido a principal fonte de renda de muitas famílias.
A maternidade está prevista para ser concluída em cinco etapas. A estrutura final contará com 150 leitos de enfermaria clínica e obstétrica, 16 salas de pré-parto, parto e pós-parto (PPP), sete salas de cirurgia e parto cesariano, 10 leitos de UTI adulto, 30 leitos de UTI neonatal, 30 de cuidados intermediários (UCI), 15 de UCI Canguru e uma Casa da Gestante, Bebê e Puérpera para atendimento de gestantes de alto risco.