A Prefeitura de Rio Branco, em conjunto com o Governo do Estado, anunciou na manhã desta sexta-feira (20) o lançamento da Operação Limpa Rio Acre. O objetivo desta operação é iniciar a limpeza do Rio Acre, com ações que incluem a coleta de lixo, a remoção de troncos de árvores do rio e a roçagem e capina das encostas.
A iniciativa é uma resposta ao atual cenário de crise hídrica enfrentado pela população de Rio Branco, sobretudo devido à estiagem que o município atravessa. A operação pretende abranger uma extensão de mais de mil metros, que vai desde a Gameleira até a 4ª ponte de Rio Branco.
O prefeito da capital, Tião Bocalom, enfatizou a importância da limpeza dos rios como uma das principais preocupações da administração municipal. Ele também destacou que equipes já estão trabalhando no igarapé São Francisco. “É importante porque, com isso, desobstruímos principalmente nessa área da cidade para que numa próxima enchente não tenhamos os problemas que tivemos. Nós estaremos sempre prontos. Quero parabenizar o governador Gladson Cameli e o Alysson Bestene que estão cuidando desta área. É uma ação não só ambiental, mas também social”, destacou.
De acordo com informações da Defesa Civil de Rio Branco (Comdec), o rio Acre tem sido monitorado diariamente pela gestão municipal. Atualmente, o nível do rio está em declínio, e a previsão é que ele continue assim até o início de dezembro. A ação conjunta do poder público visa não apenas a questões ambientais, mas também tem um impacto social positivo, preparando a região para possíveis enchentes e contribuindo para a qualidade de vida da população local.