A Prefeitura de Rio Branco instalou novos pontos do projeto Conecta Rio Branco no Parque Ipê e no Lago do Amor, oferecendo acesso gratuito à internet em espaços públicos de grande circulação. A iniciativa foi apresentada neste sábado (12), durante visita do prefeito Tião Bocalom, acompanhado por secretários e vereadores.
O Conecta Rio Branco já está presente também na Praça da Revolução, no Terminal Urbano e no Horto Florestal. Cada totem instalado tem capacidade para conectar até seis mil pessoas simultaneamente, com estimativa de 20 mil acessos diários à rede pública de Wi-Fi.
Segundo o prefeito Tião Bocalom, o objetivo é democratizar o acesso à informação e ampliar a conectividade da população. “Estamos conectando a todos com qualidade, pois ela é de fibra óptica. A Prefeitura tem se dedicado ao máximo para levar internet de qualidade não só nas escolas e unidades de saúde, mas também para a população em geral”, afirmou.
O vereador Joabe Lira destacou a iniciativa como parte de um conjunto de investimentos em segurança e modernização urbana. “Além das câmeras monitorando os principais pontos da cidade, agora também temos o Conecta Rio Branco levando internet de qualidade”, disse.
Já o vereador Márcio Mustafá apontou que o acesso à internet contribui também com a segurança. “Enquanto você caminha, pode fazer o pagamento dos compromissos ou se conectar com os familiares e informar que está bem”, avaliou.
Empresário atuante há mais de 10 anos no Parque Ipê, Demetrios Santos afirmou que o espaço tem recebido melhorias significativas com ações como a instalação de videomonitoramento e o Conecta Rio Branco. “Temos muito a agradecer à Prefeitura. As câmeras deixam o local mais seguro e, com a internet livre, isso é ótimo”, afirmou.
O projeto é coordenado pela Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico, Turismo, Tecnologia e Inovação (SDTI) e integra a estratégia da Prefeitura de promover inclusão digital, lazer e segurança em áreas públicas da capital acreana.