Connect with us

Notícia

Prefeitura busca apoio federal para abastecimento de água em Rio Branco

O prefeito de Rio Branco, Tião Bocalom, esteve reunido nesta sexta-feira (4), em Brasília, com o secretário nacional de Proteção e Defesa Civil, Wolnei Wolff, para tratar da continuidade do apoio do governo federal às ações emergenciais no sistema de abastecimento de água da capital acreana.

A comitiva da prefeitura contou com representantes da Defesa Civil municipal, do Serviço de Água e Esgoto de Rio Branco (Saerb) e do Governo do Estado. Segundo o prefeito, o desbarrancamento das margens do rio atingiu as duas Estações de Tratamento de Água (ETAs) da cidade, comprometendo a estrutura das unidades. Em março, parte das bombas de captação de água foi arrastada por balseiros, o que causou desabastecimento temporário.

Advertisement

Durante o encontro, foi discutida a necessidade de instalação de bombas mais potentes na ETA II, responsável pelo abastecimento de 60% da cidade. O secretário Wolnei Wolff informou que, após a reunião técnica, a liberação da segunda parcela dos recursos deve ocorrer na próxima semana.

O coordenador da Defesa Civil de Rio Branco afirmou que foi decretada situação de emergência em abril de 2024 e que está em andamento um plano de trabalho para aquisição de equipamentos e execução de obras. Já o diretor-presidente do Saerb, Enoque Pereira, explicou que, com os investimentos previstos, será possível operar a ETA II com capacidade plena.

Representando o Governo do Estado, Fabio Rueda destacou que a gestão estadual tem acompanhado o processo e que a determinação é garantir o abastecimento da população da capital.

Advertisement