A Prefeitura de Rio Branco realizou nesta sexta-feira (17) uma ação voltada às servidoras da Secretaria Municipal de Educação em alusão ao Outubro Rosa. A iniciativa, coordenada pela Unidade de Referência em Atenção Primária (Urap) Vila Ivonete, em parceria com a Vigilância Epidemiológica, ofereceu aferição de pressão arterial, vacinação, testes rápidos, consultoria de maquiagem e palestras sobre prevenção do câncer do colo do útero e de mama.
O secretário municipal de Educação e vice-prefeito, Alysson Bestene, destacou a importância de ações de cuidado voltadas aos servidores. “Só tenho que agradecer e parabenizar a gestão do prefeito Tião Bocalom, que tem olhado para a população de modo geral, em especial para aqueles que mais precisam, investindo muito na área da saúde, educação e infraestrutura, mas, acima de tudo, proporcionando esse momento de conscientização. Ter o cuidado com o servidor faz a diferença, porque ele é quem nos ajuda a fazer com que as políticas públicas cheguem até a comunidade”, afirmou Bestene.
A coordenadora da Divisão de Saúde na Escola, Maíra Hidalgo, responsável por articular a atividade com a área da saúde, anunciou uma nova parceria com o Hospital de Amor e ressaltou a importância de aproximar os serviços das servidoras. “A gente sabe que a carga horária de trabalho, muitas vezes, dos educadores é intensa. Às vezes não conseguem procurar os serviços. Trazer essas parcerias para os servidores é muito importante. Além disso, é também uma forma de comemorar o Dia dos Professores”, explicou.
A coordenadora da Urap Vila Ivonete, Franciana Dantas, reforçou o papel da prevenção. “Se você, servidora, não teve tempo de vir aqui hoje, pode procurar qualquer unidade de saúde que será bem atendida. Faça seus testes rápidos, sua mamografia se tiver acima de 40 anos. Procure se cuidar”, orientou.
Entre as participantes, a servidora Amanda Alves relatou que conseguiu aproveitar os atendimentos disponíveis. “Essa é uma ação muito importante porque engloba vários serviços que nós, como servidoras, precisamos muito. Temos a consultoria da Mary Kay, os testes rápidos, a aferição de sinais vitais e a vacinação. Muitas vezes não temos tempo para buscar esses atendimentos. Então tê-los até nós é algo de extrema importância”, afirmou.
Durante o evento, a servidora Naiara Pinheiro, diagnosticada com câncer de mama em 2023, compartilhou sua experiência de enfrentamento da doença. “O Outubro Rosa agora tem uma voz na minha vida e eu me sinto na obrigação de dizer que o câncer não é sentença de morte. A prevenção pode salvar a sua vida, e o câncer não aparece só em mulheres de 40 ou 50 anos. Eu fui diagnosticada com 32”, contou. Naiara encerrou sua fala com um apelo. “Mulher, se ame, se cuide e pense em você. A gente coloca todo mundo em primeiro lugar e esquece da gente. Precisamos nos cuidar. A prevenção pode salvar a sua vida, assim como salvou a minha”.