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1 mês agoon
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EditorUm levantamento realizado pelo Sebrae em colaboração com a Associação Brasileira de Bares e Restaurantes (Abrasel) revelou os principais fatores considerados pelos consumidores ao escolherem um estabelecimento para refeições fora de casa. A pesquisa, que contou com a participação de mais de 6 mil respondentes de todas as regiões do país, identificou que a limpeza e a higiene nas instalações representam 32,4% das considerações, seguidas pela cordialidade, educação e conhecimento dos atendentes, com 17%, e o ambiente do estabelecimento, com 12,4%.
Além disso, os resultados do estudo revelam que a maioria esmagadora dos consumidores, equivalente a 93%, prefere consumir suas refeições e bebidas diretamente no local. Cerca de 66,3% afirmam que comem fora de casa de duas a cinco vezes por mês. Quando questionados sobre as principais motivações para sair de casa, os entrevistados puderam selecionar várias respostas, sendo as mais populares a participação em celebrações ou festas, com 76,6%, e a oportunidade de conversar e se divertir com amigos, com 76,3%.
O presidente do Sebrae Nacional, Décio Lima, enfatizou a importância do setor de bares e restaurantes, destacando que são empreendedores fundamentais para as comunidades, bairros e grandes centros, devido à sua capacidade de gerar emprego e renda. “Além disso, sabem que a inovação e a sustentabilidade são fatores essenciais para atrair as pessoas que buscam momentos de lazer quando saem de casa para fazer uma refeição. Isso passa, necessariamente, pelo cuidado e pela qualificação de toda a equipe”, afirmou.
Principais conclusões da pesquisa:
Características mais importantes na escolha de um local para refeições fora de casa:
Hábitos de consumo dos brasileiros:
Acesse a pesquisa completa: PesquisaAbrasel_Sebrae_2023
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