Connect with us

Notícia

Programa Gás do Povo inicia no Acre e atende mais de 25,3 mil famílias em Rio Branco

O Programa Gás do Povo iniciou sua operação no Acre nesta segunda-feira, 26 de janeiro de 2026, com a concessão da recarga gratuita do botijão de gás de cozinha de 13 quilos para mais de 25,3 mil famílias em Rio Branco, como parte da nova etapa de expansão nacional da iniciativa do governo federal. A medida atende famílias em situação de vulnerabilidade social e marca o início da implementação do programa no estado, com previsão de ampliação gradual para outros municípios acreanos até março.

A capital acreana está entre as 17 capitais brasileiras incluídas nesta fase do programa, que também passou a atender cidades como Manaus, Porto Velho, Brasília, Cuiabá, Curitiba, Florianópolis, São Luís e Rio de Janeiro. Em janeiro, o Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome, em parceria com o Ministério de Minas e Energia, deu início a essa etapa com a distribuição do vale que permite a recarga gratuita do botijão nas revendedoras credenciadas.

Segundo o governo federal, o Gás do Povo deverá estar em pleno funcionamento até março de 2026, quando a política pública deverá alcançar 15 milhões de famílias em todos os 5.571 municípios do país, atendendo cerca de 50 milhões de pessoas. O programa amplia em três vezes o número de beneficiários em relação ao antigo Auxílio Gás dos Brasileiros e substitui o repasse financeiro pela recarga direta do botijão, com o objetivo de garantir o acesso efetivo ao insumo.

Com a marca de 10 mil pontos de comercialização credenciados em menos de dois meses, o governo informou que uma em cada seis revendas de gás do país já está conectada ao programa. A estratégia prevê que praticamente todas as famílias tenham uma revenda a até dois quilômetros de sua residência, buscando facilitar o acesso ao benefício e ampliar a cobertura territorial.

Advertisement

Para ter direito ao Gás do Povo, a família deve ser beneficiária do Bolsa Família, ter pelo menos duas pessoas na composição familiar, renda per capita de até meio salário-mínimo, manter o Cadastro Único atualizado nos últimos 24 meses e ter o CPF do Responsável Familiar regularizado. O cadastro também não pode apresentar pendências, como averiguação cadastral ou indício de óbito.

O acesso ao benefício pode ser feito por meio do cartão com chip do Bolsa Família, do cartão de débito da Caixa Econômica Federal ou informando o CPF do Responsável Familiar na maquininha da revenda credenciada, com recebimento de um código de validação por SMS no celular cadastrado na Caixa. Para garantir a recarga, a família deve levar o botijão vazio e escolher uma revenda sem taxa de entrega.

Além do impacto financeiro no orçamento das famílias, o programa busca reduzir riscos à saúde associados ao uso de alternativas improvisadas para o preparo de alimentos, como lenha, carvão e querosene. De acordo com o governo federal, essas práticas expõem principalmente mulheres e crianças a ambientes insalubres, com fumaça tóxica, risco de queimaduras e doenças respiratórias.

O ministro do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome, Wellington Dias, afirmou que o benefício permite que as famílias destinem o valor que gastariam com o botijão para outras necessidades básicas. “O benefício alivia o orçamento familiar dos mais pobres, que podem destinar o dinheiro que gastariam no botijão para comprar alimentos ou suprir outra necessidade básica”, disse.

Já o ministro de Minas e Energia, Alexandre Silveira, destacou o alcance social da iniciativa. “É uma política que leva dignidade, saúde e segurança alimentar a milhões de famílias. Em março, o programa estará em todos os municípios do país e vai consolidar o maior programa de promoção do cozimento limpo do mundo”, afirmou.

Advertisement

As famílias podem consultar se estão elegíveis, verificar a situação do vale e encontrar revendas credenciadas por meio do aplicativo “Meu Social – Gás do Povo”, do site oficial do Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social, do Portal Cidadão da Caixa ou pelos canais de atendimento telefônico da Caixa e do Disque Social 121.

A previsão é de que a ampliação do Gás do Povo para o interior do Acre ocorra de forma progressiva ao longo de 2026, acompanhando o cronograma nacional de expansão e ampliando o alcance da política pública no estado.

Advertisement