O Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT) anunciou que a reconstrução definitiva da BR-364, no trecho entre Sena Madureira e Feijó, será licitada no final de 2025. O investimento previsto é de cerca de R$ 800 milhões, com repasses parcelados. Parte dos recursos já foi liberada e está sendo aplicada em serviços emergenciais de tapa-buracos e aplicação de macadame. Segundo o superintendente do DNIT no Acre, Ricardo Araújo, cerca de R$ 100 milhões foram destinados a essas ações imediatas, com meta de conclusão até novembro deste ano.
O trecho em recuperação tem aproximadamente 200 quilômetros, dos quais entre 20 e 30 quilômetros receberão melhorias iniciais ainda em 2025 por meio de contratos locais. “Esse dinheiro não vai ser de uma vez. Ele vem em duas, três vezes. Já entrou em torno de R$ 100 milhões para fazermos todo o tapa-buraco desse trecho e aplicar um pouco de macadame. A meta é concluir até novembro”, afirmou Araújo.
Além da recuperação emergencial, o DNIT prepara licitação para a reconstrução definitiva do trecho que vai de Feijó até Cruzeiro do Sul, passando por Rodrigues Alves e Marechal Thaumaturgo, totalizando mais de 206 quilômetros. Outro ponto abordado pelo órgão é a implantação de balanças para fiscalização do transporte de cargas pesadas. De acordo com Araújo, o contrato já está assinado e os equipamentos deverão funcionar em tempo integral. “Estamos querendo fazê-las agora 24 horas. Já temos contrato assinado e será nossa responsabilidade manter essa rodovia em boas condições”, destacou.
A BR-364 é a principal ligação rodoviária entre Rio Branco e o Vale do Juruá. Historicamente, o trecho enfrenta problemas de conservação devido ao clima e ao tráfego intenso, especialmente de cargas. O governo federal busca assegurar que, a partir do próximo ano, as obras avancem para uma reconstrução duradoura, reduzindo os custos de manutenção e melhorando a trafegabilidade.