Connect with us

Notícia

Rio Branco inicia limpeza em bairros após vazão do Rio Acre

A Prefeitura de Rio Branco iniciou nesta segunda-feira, 24 de março, um mutirão de limpeza nos bairros afetados pela cheia do Rio Acre. A medida foi adotada após o nível do rio atingir 13,71 metros, indicando vazão e redução do risco de repiquete.

De acordo com Tony Roque, secretário municipal de Cuidados com a Cidade, a ação segue determinação do prefeito Tião Bocalom. Cerca de 150 trabalhadores, entre operadores e coordenadores, e aproximadamente 55 máquinas atuam na limpeza de ruas e casas. Os trabalhos começaram nos bairros Base, 6 de Agosto, Cidade Nova, Cadeia Velha e na área conhecida como curva do Rabo da Besta.

Moradora do bairro 6 de Agosto há mais de 30 anos, a aposentada Maria Magalhães afirmou que a limpeza tem retirado grande quantidade de lixo e lama das ruas. Segundo ela, a ação contribui para melhorar as condições das moradias após a cheia.

O coordenador da Defesa Civil de Rio Branco, tenente-coronel Cláudio Falcão, afirmou que a previsão é de que o Rio Acre não volte a atingir a cota de transbordamento, fixada em 15 metros. Apesar de o nível atual ainda estar entre a cota de alerta e a de transbordamento, os estudos indicam que não deve ultrapassar 14 metros.

As famílias abrigadas no Parque de Exposições só poderão retornar para suas casas após o nível do rio baixar para 10 metros ou menos. O retorno será condicionado à realização de limpezas, vistorias sanitárias e de segurança nos imóveis. A expectativa é que esse processo leve cerca de três dias, a partir do início das ações.

Além dos bairros já citados, também receberão os serviços de limpeza: Baixa da Habitasa, Triângulo Novo, Taquari, Alzira Cruz e Ayrton Senna.