Connect with us

Cultura

Rio Branco realiza 17º Circuito Junino com apresentações culturais e geração de renda

A Prefeitura de Rio Branco, por meio da Fundação Garibaldi Brasil (FGB) e em parceria com a Liga de Quadrilhas Juninas do Acre, deu início ao 17º Circuito Junino. O evento, que acontece no Quadrilhódromo ao lado da Arena da Floresta, começou na sexta-feira (20) e segue até domingo (22), reunindo oito quadrilhas da capital na disputa pelo título municipal e pela vaga na etapa estadual.

Na primeira noite, o público acompanhou os concursos de Casal Mirim Junino e Rainha da Diversidade Junina. Luna Alves, de 7 anos, e Nicolas Arthur Duarte, de 10, ambos da quadrilha Matutos na Roça, foram os vencedores na categoria mirim. Já o título de Rainha da Diversidade ficou com Lorraine Bittencourt, também da Matutos na Roça.

A abertura contou ainda com a apresentação da quadrilha CL na Roça, que trouxe o espetáculo “Não sei, só sei que foi assim”, uma releitura junina da obra O Auto da Compadecida, de Ariano Suassuna. “Estamos com um grupo pequeno, com 40 pessoas, mas muito esperançoso. As expectativas são ótimas para o nosso movimento esse ano”, afirmou Francinete Santos, presidente da CL na Roça.

Na segunda noite, realizada no sábado (21), quatro quadrilhas se apresentaram. A Escova Elétrica abriu a programação com o tema “O Boi Assombroso”. Na sequência, Assanhados na Roça levou ao público o tema “O Pedido Estrela no Sertão, em uma Noite de São João”, com 65 integrantes. A quadrilha Pega Pega apresentou o tema “É de Laço e de Nó” e contou com a participação de Lohana Martins, Princesa do Pião Brasil 2025, que tocou berrante antes da apresentação dos 130 componentes. Fechando a noite, a quadrilha Explode Coração trouxe o tema “Isso é Calypso: Uma História de Ritmo”, representando o bairro Tancredo Neves.

O diretor-presidente da FGB, Klowsbey Campos Pereira, destacou o crescimento do evento. “Está muito superior ao ano passado. Hoje vieram de 3 a 5 mil pessoas. O espaço já está pequeno para tanta gente, o que mostra que a cultura está viva e crescendo”, afirmou.

Cléson Lima, diretor da Liga de Quadrilhas Acreana, também avaliou positivamente a realização do evento. “As expectativas são as melhores. Serão três noites com oito quadrilhas mostrando seu trabalho. Que vença a melhor!”, disse.

O evento também movimenta a economia local, com dezenas de empreendedores atuando na praça de alimentação e na venda de artesanato e serviços. A programação segue até domingo, quando serão definidas as campeãs do circuito.