Connect with us

Política

“Ser acreano é minha identidade, ajudar a transformar o Acre é minha missão”, diz Nicolau Júnior ao assumir presidência da Aleac

O deputado Nicolau Júnior (Progressistas) assumiu, neste sábado (1º), mais um mandato como presidente da Assembleia Legislativa do Acre (Aleac). A cerimônia ocorreu no plenário da Casa e reuniu autoridades como o governador Gladson Cameli, a presidente do Tribunal de Justiça do Acre, desembargadora Regina Ferrari, além de representantes do Ministério Público, Tribunal de Contas, Defensoria Pública, deputados federais e senadores.

Durante seu discurso, Nicolau Júnior destacou a importância da independência do Legislativo, ressaltando que a Aleac deve atuar com autonomia, mas sempre em harmonia com os demais poderes. “Com muita humildade, assumo novamente a presidência da Assembleia Legislativa do Estado do Acre e o faço reafirmando o principal valor da nossa gestão: a independência deste poder. Independência com responsabilidade e harmonia com os demais poderes. Independência para divergir, mas também para buscar convergir ideias, pensamentos e projetos, em torno dos interesses maiores do povo do Acre.”

Advertisement

Ele reforçou que a Assembleia seguirá sendo um espaço de diálogo e construção de soluções para os desafios do estado. “Esta é a Casa do Povo. É a Casa do diálogo, do debate aberto e do equilíbrio. Aqui devemos agir com foco na construção de consensos e na garantia da governabilidade”, afirmou.

Parceria entre Legislativo e Executivo

O parlamentar citou a relação entre a Aleac e o governo do estado, destacando projetos aprovados pelo Legislativo, como a CNH Social, que garante carteira de habilitação gratuita para pessoas de baixa renda, e o reajuste salarial de 20,32% para servidores estaduais.

Outro ponto ressaltado foi a doação de um terreno de 20 mil metros quadrados para a construção da nova sede da Aleac. “A construção do novo espaço da Aleac é de grande significado para nós e para a população em geral, pois trará mais conforto aos servidores, espaço para melhor atender a população e seus representantes, além de dar celeridade às atividades legislativas.”

Advertisement

Educação, segurança e união política

Nicolau Júnior mencionou ações voltadas à educação, como a Escola do Legislativo, que ofereceu cursos gratuitos preparatórios para o Enem e beneficiou mais de 1.200 jovens. Ele também destacou a necessidade de investimentos em segurança pública e pediu união entre os parlamentares. “Faço um apelo aos colegas deputados pela união dos parlamentares em torno dos interesses maiores da coletividade acreana. Para que seja possível superar as diferenças ideológicas e partidárias em torno da construção de soluções em benefício do povo acreano.”

O papel do Acre na preservação ambiental

O presidente da Aleac também abordou a relevância do estado na agenda ambiental. “O Acre não é um peso para o País, nós somos parte da solução dos problemas do mundo. Somos exemplo de preservação para o planeta, somos a reserva do mundo, mas temos que cobrar o preço que valemos e que isso tem nos custado.”

Finalizando seu discurso, ele reafirmou o compromisso com o desenvolvimento do estado. “Ser acreano é minha identidade, ajudar a transformar o Acre é minha missão! Vamos trabalhar juntos e unificados para transformar a vida de cada um dos 880 mil acreanos.”

Advertisement