Connect with us

Notícia

Sessão Solene na Aleac comemora 13 Anos do IFAC 

Published

on

A Assembleia Legislativa do Acre (Aleac), realizou na manhã desta quinta-feira (24) uma Sessão Solene em alusão aos 13 anos do Instituto Federal do Acre (IFAC). Com discursos emocionados e momentos de celebração, o encontro destacou o impacto significativo que o IFAC teve na formação de jovens talentos e na promoção do desenvolvimento tecnológico no Acre.

A solenidade que é fruto do requerimento de nº 82/2023 de autoria do deputado Eduardo Ribeiro (PSD), contou com a presença de representantes do governo estadual e municipal, de parceiros da indústria e do comércio, além de membros da comunidade acadêmica e de servidores que, ao longo dos anos, ajudaram a construir a instituição.

Após a apresentação do Coral do Ifac, o deputado Eduardo Ribeiro deu início às homenagens dando as boas-vindas aos presentes. O parlamentar disse que a homenagem marca não apenas uma década de excelência educacional, mas também um compromisso contínuo do Ifac com o avanço da educação.

Frisou ainda que o instituto tem desempenhado um papel crucial ao oferecer cursos técnicos e superiores de qualidade, contribuindo assim para a qualificação profissional dos estudantes e para o fortalecimento da economia local.

“Ao longo de sua trajetória, o Ifac se consolidou como um polo de excelência, proporcionando educação de qualidade e oportunidade para milhares de jovens acreanos. Sua presença em diversos municípios do estado tem sido um verdadeiro divisor de águas levando ensino técnico e profissionalizante a locais que antes não tinham acesso a esse tipo de informação. Isso não apenas enriquece a vida dos nossos estudantes como também impulsiona o desenvolvimento socioeconômico dessas comunidades.

Ainda segundo Eduardo Ribeiro, o Ifac tem atuado não apenas na formação de profissionais capacitados, mas também na promoção da pesquisa e inovação. “Nesses treze anos, o Ifac também se firmou como celeiro de produção científica, a dedicação de seus professores e pesquisadores tem gerado avanços significativos em áreas vitais em nosso estado, como a agricultura sustentável, recursos naturais e tecnologia. Esses resultados nos trazem muita satisfação e orgulho”, enfatizou o parlamentar.

Em seguida, o secretário adjunto de Educação, Sebastião Flores, destacou a importância do ensino profissionalizante para os jovens acreanos. Ele informou ainda que um plano de trabalho está sendo elaborado para viabilizar a assinatura de um termo de cooperação técnica entre a Secretaria de Educação Estadual e o Ifac, com o objetivo de absorver todos os alunos da região abrangida pela Transacreana do ensino médio.

“Estamos aguardando que a equipe do Ifac encaminhe a minuta do convênio para que o nosso secretário possa, juntamente com o Ifac, assinar esse termo de cooperação”, ressaltou o representante, parabenizando o Ifac pelo trabalho realizado e desejando vida longa à instituição.

O senador Sérgio Petecão (PSD), que participou da homenagem, expressou sua admiração pela Instituição e destacou o impacto positivo e transformador que ela tem na comunidade local.

 “Parabéns aos organizadores dessa sessão especial, estamos com a Casa lotada e isso mostra o carinho de todos com essa Instituição tão importante que é o IFAC, que atua como um pilar fundamental para o desenvolvimento educacional e profissional da região”, afirmou Petecão.

O senador também aproveitou a oportunidade para expressar sua gratidão não apenas à professora Rosana Cavalcante, mas a toda equipe do IFAC, incluindo professores, alunos e demais servidores. Ele ressaltou que a Instituição desempenha um papel essencial na transformação de vidas e no fornecimento de oportunidades educacionais.

“Minhas palavras são de agradecimento a todos. A parceria do meu mandato com o Ifac proporciona um retorno muito rápido para a população. Os investimentos realizados têm contribuído para aprimorar a qualidade da educação e a oferta de cursos. Meu sentimento é de gratidão a todos”, disse o senador.

Na oportunidade, representando os demais parlamentares, o deputado Edvaldo Magalhães (PCdoB) fez questão de iniciar sua fala parabenizando a talentosa equipe coral e, em particular, enalteceu Eduardo Ribeiro pela promoção de um momento tão especial. Ele observou que, por vezes, solenidades desse tipo não recebem a devida atenção, porém, enfatizou a importância de reconhecer e celebrar o 13º Ifac.

O Deputado destacou ainda que o Ifac é muito mais que uma instituição educacional, é uma parte intrínseca da vida do povo acreano. “Sua natureza de inclusão democrática se reflete nas diversas regiões do estado que encontram abrigo dentro de seus corredores. Essa característica merece aplausos, pois o Ifac não apenas educa, mas também agrega valor à identidade acreana, algo que é motivo de grande orgulho para todos”, disse.

A reitora do Ifac também foi elogiada por Edvaldo Magalhães, que ressaltou sua capacidade de concretizar ideias e entregá-las de forma exemplar. Segundo ele, a dedicação da reitora e de toda a equipe contribui para o crescimento e sucesso contínuo da instituição.

“Às vezes, no serviço público, a maior dificuldade não está em angariar recursos, que por vezes são escassos e desafiadores. O verdadeiro mérito reside na habilidade de montar uma equipe excepcional”, afirmou o Deputado. Ele pediu uma salva de palmas para a equipe que trabalha incansavelmente em todo o estado, realizando um trabalho extraordinário e deixando uma marca positiva por onde passa.

Em sua fala, a Dra. Rosana Cavalcante, reitora do Ifac, expressou sua gratidão e entusiasmo diante do compromisso do Poder Legislativo com a educação. Ela destacou a importância da Instituição e suas raízes profundas no sistema educacional brasileiro.

Ela iniciou seu discurso relembrando a fundação do Ifac e creditando ao atual presidente Lula, a visão pioneira que transformou a educação no país ao criar o Instituto. Sob essa égide, a Instituição floresceu, expandindo-se para várias unidades espalhadas pelo Brasil, consolidando-se como um marco no setor educacional.

“O sentido da nossa existência são os estudantes”, afirmou a Dra. Rosana Cavalcante, ressaltando a centralidade dos alunos na missão do Ifac. Ela exaltou a diversidade dos estudantes, independentemente da idade, e enfatizou que o sucesso de cada um deles é a fonte de alegria e realização para sua equipe de trabalho.

A também fez questão de reconhecer a dedicação e o esforço dos docentes do Ifac. Ela os elogiou por sua contribuição fundamental e compartilhou que a gestão de uma Instituição tão grandiosa é um desafio que só é superado graças ao comprometimento e empenho de cada servidor. A reitora admitiu que sem o apoio dessa equipe incansável, suas responsabilidades como gestora seriam impossíveis de cumprir.

Rosana Cavalcante também anunciou com orgulho a inauguração de um novo prédio do Instituto na Trans Acreana, que contará com a atuação de 200 servidores. Expressou ainda profunda gratidão à sua equipe e a todos que defendem incansavelmente a educação. Em nome de toda a comunidade do Instituto Federal do Acre, ela agradeceu pela homenagem e reafirmou o compromisso contínuo com a excelência educacional.

“Tudo que fazemos é reflexo do nosso amor e comprometimento com a educação. Trabalhamos com inclusão, dedicação e empenho e, com base nisso, deixo minha mensagem de que todos, independentemente da idade, continuem acreditando no poder transformador que a educação pode trazer para o Brasil”, concluiu. 

O evento também contou com a entrega de prêmios de reconhecimento a professores e estudantes destacados em suas áreas de atuação. A reitora Rosana Cavalcante também homenageou o senador Sérgio Petecão e o deputado Eduardo Ribeiro com a entrega de um bóton.

Fonte: Agência Aleac

Continue Reading