Published
12 meses agoon
By
EditorA Câmara dos Vereadores de Cruzeiro do Sul interrompeu o recesso parlamentar para realizar uma sessão extraordinária com objetivo de votar a nova reforma administrativa da gestão do prefeito Zequinha Lima.
Uma das principais novidades da reforma é a criação da “Empresa Cruzeirense de Obras Públicas – Ecops”, que vai cuidar da limpeza e da infraestrutura do município. Nos moldes do que acontece na capital, Rio Branco, com a Empresa Municipal de Urbanização – Emurb.
A empresa terá personalidade jurídica, direito privado, patrimônio próprio, e será vinculada à Secretaria Municipal de Desenvolvimento Urbano e Obras, com o prazo de duração indeterminado. A Ecops não possui fins lucrativos, mas terá patrimônio próprio e autonomia administrativa. Sua função social é dar suporte a gestão municipal de Cruzeiro do Sul, principalmente na execução de projetos e obras, e nos serviços de limpeza pública.
O projeto votado na câmara também contempla mudanças que, segundo o documento apresentado, buscam melhorar e modernizar a estrutura da gestão municipal.
“Acreditamos na busca contínua pela melhoria da eficiência do serviço público. É nosso dever e um forte princípio que temos, que consideramos fundamental para melhorar a vida das pessoas na nossa cidade”. E continuou: “A administração pública é dinâmica, e sua estrutura deve ser alterada, sempre que julgarmos necessário imprimir maior agilidade e eficiência na gestão”, finalizou o prefeito Zequinha Lima.
Segundo o que foi apresentado pela gestão municipal, durante a sessão extraordinária, na Câmara dos Vereadores, a reforma administrativa se faz necessária para enxugar e otimizar o serviço público. Com a nova reforma, três secretarias deixarão de existir, são elas: finanças, planejamento e administração. Elas serão fundidas em uma única pasta.
O texto encaminhado aos vereadores foi aprovado por unanimidade pela Casa Parlamentar, por 11 votos a 0. No novo cenário, quatro cargos adjuntos de secretarias também deixarão de existir e, por fim, será criada a Secretaria da Casa Civil.
Com a nova reforma administrativa, todos os cargos comissionados da prefeitura terão que ser exonerados, a partir do dia 31 de dezembro, e deverão ser contratados novamente. A medida se faz necessária, pois se trata de uma nova estrutura de gestão.
Deputado Nicolau Jr. elogia atuação abrangente do Prefeito Zequinha Lima em áreas urbana e rural de Cruzeiro do Sul
Presidente Luiz Gonzaga destaca apoio da ALEAC em projeto de expansão da produção de duínos no Acre
Presidente Lula aborda desafios no financiamento ambiental durante evento na COP28
Porto Walter realiza campeonato de futebol feminino com apoio de Luiz Gonzaga
Debate na Aleac: Deputados Discutem Situação das Famílias Acampadas
Lula anuncia R$ 1,6 Bilhões para Estados e manutenção do Fundo de Participação dos Municípios