A Prefeitura de Rio Branco, por meio da Fundação Municipal de Cultura, Esporte e Lazer Garibaldi Brasil (FGB), realizou o lançamento oficial dos cinco editais da Lei Paulo Gustavo na última sexta-feira (20). Os artistas e produtores culturais do município podem inscrever seus projetos no Portal da Cultura da Prefeitura de Rio Branco, até o dia 31 de outubro de 2023.
O município recebeu R$4.180.911,23 para os cinco editais, divididos entre quatro categorias e uma premiação:
Produção audiovisual;
Formação, Capacitação, Qualificação, Difusão e Cineclubismo;
Apoio à Reforma, Restauro e Manutenção de Salas de Cinema, Cinema de Rua e Cinema Itinerante;
Demais áreas da Cultura;
Prêmio
Além da inscrição de projetos, produtores culturais de Rio Branco e personalidades que contribuem para o fomento da Cultura no município podem se inscrever no Edital Prêmio, que premiará 18 agentes culturais das seguintes categorias: Mulheres na Cultura, Mestres da Cultura, Povos Indígenas, LGBTQIAP+, Artistas de Rua e Povos Tradicionais. Para a premiação, foi destinado o valor total de R$ 149 mil reais.
“Recebemos esse recurso do Governo Federal e colocamos à serviço da comunidade e dos fazedores de cultura. Através da Fundação Garibaldi Brasil, a prefeitura, aderindo esse recurso, vai poder fomentar os agentes culturais que foram prejudicados durante o período da pandemia”, declara o diretor-presidente da FGB, Andeson Nascimento.
Todos os editais, anexos, pedidos de documentação e cronogramas estão disponíveis no Portal da Cultura.