Connect with us

Empreender

Expoacre impulsiona turismo e eleva ocupação hoteleira em Rio Branco

A 50ª edição da Expoacre, marcada para ocorrer entre os dias 26 de julho e 3 de agosto, já tem refletido positivamente na economia local, especialmente na rede de hotéis da capital acreana. Levantamento da Secretaria de Turismo e Empreendedorismo (Sete) indica que, mesmo antes do início do evento, hotéis de Rio Branco registram aumento expressivo na taxa de ocupação.

O estudo da Sete abrangeu seis hotéis da cidade. Dois deles — Hotel Campanaro e Hotel Epílogo — atingiram 100% da capacidade. Outros estabelecimentos, como Diff Hotel (84%), Nobile Suítes (80%), Ibis (65%) e Maju (45%), também apresentaram números elevados. A média geral de ocupação entre os pesquisados ficou em 90,8%.

O presidente da Associação Brasileira da Indústria de Hotéis no Acre (Abih), Diogo Lemos, destacou que grandes eventos são essenciais para movimentar o setor turístico. Segundo ele, a Expoacre atrai visitantes interessados não apenas na programação cultural e gastronômica, mas também nas oportunidades de negócios. “Esperamos alcançar a ocupação máxima na hotelaria da cidade. Isso representa um impacto importante para o turismo local”, afirmou.

Além da rede hoteleira, outros segmentos da economia também são impulsionados durante o período, como comércio de roupas, serviços de beleza, bares e restaurantes. Para o secretário Marcelo Messias, a Expoacre representa um momento estratégico para aquecer a economia do estado. Ele pontua que o aumento da ocupação nos hotéis demonstra como o evento estimula a geração de emprego e renda, ao atrair pessoas de diferentes regiões.

O diretor de Turismo da Sete, Jackson Viana, também ressaltou que a diversidade de expositores e atrações programadas para a feira colabora para o fortalecimento da cadeia turística. Ele afirma que a alta procura por hospedagens é um indicativo do alcance do evento, que ultrapassa as fronteiras locais e mobiliza visitantes de todo o país.