Connect with us

Notícia

Prefeitura de Rio Branco adota sorteio para organizar uso do Horto Florestal

A Prefeitura de Rio Branco realizou na manhã desta segunda-feira, 25 de agosto, o sorteio de datas para utilização dos espaços do Horto Florestal, medida que busca otimizar a cessão dos locais e ampliar o acesso de entidades, grupos da sociedade civil e comunidade em geral. A iniciativa, conduzida pela Secretaria Municipal de Meio Ambiente (Semeia), estabelece um calendário pré-definido para exposições, bazares, eventos religiosos, atividades culturais e encontros comunitários.

De acordo com Tailene Souza, do Departamento de Espaços Públicos da Semeia, a escolha pelo sorteio foi definida para garantir maior transparência e igualdade. “O sorteio foi decidido pelos gestores da Semeia para ser uma forma mais democrática e organizada para que todos os segmentos possam utilizar os espaços do Horto Florestal. Esse sorteio vai ser ampliado também para o Parque Ambiental Chico Mendes”, explicou, citando a alta demanda de igrejas, grupos de desbravadores, brechós, chás de bebê, eventos da saúde e da assistência social.

Além da distribuição das datas, os interessados precisam seguir normas previstas em portaria da Semeia, que inclui proibições de uso de fogareiros e produtos inflamáveis, além da exigência de manutenção da limpeza e conservação do ambiente. Segundo o assessor jurídico da secretaria, Gabriel Nunes, o procedimento garante mais controle sobre o uso dos espaços. “É basicamente uma forma de organização que foi consolidada junto da Secretaria adjunta para dar a possibilidade de todas as pessoas participarem e usarem o espaço público de uma forma organizada e consistente”, afirmou.

A portaria também prevê prioridade para a gestão municipal. Caso haja necessidade de utilização do Horto ou do Parque Ambiental Chico Mendes pela Prefeitura, secretarias ou autarquias, uma data previamente sorteada poderá ser remarcada para outro período próximo. Para Tailene Souza, a medida representa uma forma de organizar a elevada procura, preservando a igualdade no acesso. “Conforme a necessidade da Prefeitura, a data pré-agendada pode ser desmarcada e marcada em outra data próxima. Isso também está previsto na portaria assinada pela Semeia”, ressaltou.

Com o sorteio e as regras estabelecidas, a Prefeitura de Rio Branco busca conciliar a demanda crescente pelos espaços públicos com a manutenção da ordem, assegurando que diferentes grupos sociais tenham oportunidade de realizar suas atividades em áreas verdes da cidade.