A Escola do Legislativo da Assembleia Legislativa do Acre concluiu em 27 de agosto mais uma etapa do projeto Redação Nota 1000, realizada em Sena Madureira, com a participação de 220 estudantes das escolas públicas Dom Júlio Matiolli e Assis Vasconcelos. Durante dois dias, os alunos participaram de oficinas ministradas por professores da instituição, que ofereceram técnicas e orientações para melhorar o desempenho na redação do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem).
O presidente da Assembleia Legislativa, deputado Nicolau Júnior (PP), participou do encerramento e enfatizou que a iniciativa representa uma contribuição direta do Parlamento para a educação no Acre. “A Escola do Legislativo tem cumprido um papel importante ao oferecer ferramentas que ajudam os estudantes a se prepararem para o Enem e ampliarem suas chances de ingresso no ensino superior”, afirmou.
Na ocasião, também esteve presente o presidente da Comissão de Educação, deputado Gilberto Lira (MDB), que relembrou ter solicitado a inclusão de Sena Madureira desde a primeira edição do programa. Para ele, a realização da atividade no município representa uma conquista para a juventude local.
Os 220 participantes receberam certificados, e os alunos com melhor desempenho foram homenageados. Entre eles, estavam representantes da educação especial e de comunidades indígenas. Da Escola Dom Júlio Matiolli foram premiados Yuri de Souza Lima e Tiago Celestino de Sousa, ambos do Atendimento Educacional Especializado, além de Graciele Feiotosa Augusto, indígena, Ivan Alves de Alencar e Raquel Santos de Souza. Pela Escola Assis Vasconcelos, receberam reconhecimento Célio Alves da Silva e Raquerolen da Silva Mota. As maiores notas na redação simulada ficaram com Nayara Tavares da Silva, Rissandra de Oliveira e Lívia Santos de Oliveira.
O projeto Redação Nota 1000 vem sendo levado a diferentes municípios acreanos, consolidando-se como uma iniciativa de apoio educacional do Legislativo estadual, com foco na preparação de estudantes da rede pública para o exame nacional.