Connect with us

destaque

Bocalom anuncia maior concurso público da história de Rio Branco com 1.267 vagas

Published

on

“Estamos fazendo o maior concurso público da história de Rio Branco, com 1.267 vagas,” anunciou o prefeito Tião Bocalom na manhã desta quinta-feira (22), destacando a iniciativa sem precedentes para suprir diversas demandas do município, incluindo a criação de novas funções e a necessidade de operadores para as recentes aquisições de máquinas pelo município.

Bocalom ressaltou a importância do concurso no contexto do desenvolvimento e ampliação dos serviços oferecidos pela prefeitura. “Eu estou feliz, pois estamos promovendo, inclusive, algumas funções que não existiam. Por exemplo, a questão das máquinas. Nós compramos 44 máquinas até agora e só tinham dois operadores. É nessa linha que a gente está trabalhando”, disse o prefeito.

O município, que atualmente gasta 42% de seu orçamento com a folha de pagamento de seus funcionários, aproximadamente 44 milhões por mês, prevê um aumento nesses gastos para quase 50 milhões mensais com as novas contratações. Bocalom enfatizou a necessidade de equilíbrio fiscal e a observância à Lei de Responsabilidade Fiscal para evitar comprometer as finanças municipais.

“Nós não podemos ser irresponsáveis de fazer muita contratação e estourar a folha de pagamento. Temos uma Lei de Responsabilidade Fiscal que precisamos cumprir. Gastamos até agora 42% ano passado, nós não podemos ultrapassar, nem chegar a 47%, pois acende a luz amarela. Podemos inviabilizar o município para o futuro. Por isso a necessidade de contratação muito maior, mas infelizmente em função dos números que a prefeitura tem, não dá para contratar mais”, explicou o prefeito.

Advertisement

O edital do concurso será publicado no diário oficial do estado ainda esta semana, com o Instituto Verbena responsável pela organização. As provas estão marcadas para o dia 21 de abril, e o resultado final será anunciado no início de maio.

Jhonatan Santiago, Secretário Municipal de Gestão Administrativa, informou que o processo seletivo incluirá dois editais específicos, um para operadores de máquinas pesadas e agrícolas e outro para agentes de endemias, com etapas práticas e testes físicos para determinadas categorias.