Connect with us

destaque

Casa do Artesanato Acreano em Rio Branco: um centro de cultura e tradição

Published

on

Localizada em Rio Branco, a Casa do Artesanato Acreano se destaca como um importante ponto turístico e cultural que oferece aos visitantes uma vasta gama de produtos artesanais. O espaço reúne obras de aproximadamente 70 artesãos locais e dispõe de um inventário que supera 2.400 itens, incluindo artigos indígenas, sandálias de látex e grandes telas que retratam a floresta.

A Casa do Artesanato não é apenas um local para compra de produtos regionais, mas também um centro que valoriza e promove a cultura acreana. Terezinha Messias, coordenadora Estadual do Programa do Artesanato Brasileiro no Acre, menciona que desde sua gestão, iniciada em maio do último ano, o número de artesãos participantes aumentou significativamente, passando de 24 para 70. Este aumento contribui para maior exposição do artesanato local e geração de renda para os artesãos.

Advertisement

Além de ser um espaço de vendas, a Casa do Artesanato serve como um local para a preservação cultural, proporcionando aos artesãos controle total sobre as vendas por meio do sistema Nex Servidor. Em março, os artesãos conseguiram uma receita de R$ 7.543, número que aumentou significativamente em abril, com rendimentos que já somam R$ 16.5 mil.

A boa recepção dos produtos da Casa do Artesanato Acreano reflete a qualidade e a sustentabilidade dos itens oferecidos, muitos dos quais são produzidos por instituições ecologicamente corretas. Esta abordagem não só preserva a tradição artesanal, mas também promove práticas de produção sustentável no estado.

Fonte: Agência de Notícias do Acre

Advertisement