Connect with us

Notícia

Em Cruzeiro do Sul, orientações reforçam combate ao HIV durante o Dezembro Vermelho

Published

on

A Prefeitura de Cruzeiro do Sul, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, iniciou neste final de semana ações de combate ao HIV, com foco em orientações, distribuição de panfletos e preservativos. As atividades integram as ações programadas para o Dezembro Vermelho, uma campanha de conscientização para o tratamento precoce da síndrome da imunodeficiência adquirida e de outras infecções sexualmente transmissíveis.

A cidade conta atualmente com 89 pessoas em tratamento contra o HIV, tendo registrado três novos casos este ano, em comparação com os 10 casos de 2022. No ano passado, a gestão do prefeito Zequinha Lima estabeleceu o Serviço de Atendimento Especializado (SAE) em setembro. Localizado no anexo ao Posto do Agricultor, o SAE oferece testes rápidos, exames e medicamentos, com uma equipe composta por uma médica infectologista, técnicos de enfermagem e uma enfermeira para atendimento e acompanhamento dos pacientes.

“A criação do SAE nos possibilita cuidar diretamente e de forma gratuita das pessoas com HIV e outras doenças sexualmente transmissíveis em Cruzeiro do Sul”, enfatizou a secretária de Saúde do município, Valéria Lima.

No que diz respeito à Sífilis, Cruzeiro do Sul registrou 99 casos da doença este ano, com diagnóstico e tratamento disponíveis nas Unidades Básicas de Saúde e no SAE. As orientações visam fortalecer as ações preventivas e educativas, colaborando para a conscientização e combate ao HIV na comunidade local.

Continue Reading