Connect with us

destaque

Empresários peruanos confirmam exportação de ração acreana para peixes

Empresários peruanos formalizaram, nesta terça-feira, em Rio Branco, a exportação de 160 toneladas de ração destinada à produção de trutas salmonadas nas regiões norte e sul do Lago Titicaca, em Puno, no Peru. O acordo, resultante de rodadas de negócios entre representantes da indústria Nutrak e empresários peruanos, tem potencial para fortalecer a relação bilateral entre Acre e Peru.

Na sede da Indústria Nutrak, localizada no Parque Industrial de Rio Branco, os produtores peruanos conheceram as características da ração desenvolvida com uma fórmula especial para a região de Puno. Durante as negociações, foram discutidas a qualidade da matéria-prima e as propriedades organolépticas do produto.

Advertisement

Diversas rodadas de negócios conduzidas entre os empresários peruanos e representantes da Nutrak resultaram na comercialização confirmada de 160 toneladas de ração para truta. João Paulo Martins, empresário envolvido no processo, afirmou que as carretas sairão com destino a Puno na próxima sexta-feira.

Yanete Chere Galindo, produtora do Distrito de Pomata, Departamento de Puno, expressou o interesse de mais de 500 produtores da província de Chucuíto nos alimentos balanceados para peixes, enfatizando a importância da visita para a aquisição de 500 toneladas de ração ao mês. Segundo ela, a visita foi significativa para os produtores.

Oscar Cutino Huanca, presidente da Federação de Produtores de Trutas da região sul do Lago Titicaca, destacou a necessidade de 5 mil toneladas de ração por mês para produzir 3,5 mil toneladas de pescados. Ele ressaltou a frutífera presença no país, mencionando planos de intercâmbio comercial.

Advertisement

Após as negociações e a visita de campo, os empresários assinaram uma carta-compromisso visando o desenvolvimento econômico das regiões do Acre e Puno, além do fortalecimento do corredor interoceânico. Alejandro Salinas, diretor comercial da Andino Importação e Exportação, mencionou planos futuros, incluindo uma logística exclusiva por meio de um centro de distribuição de produtos peruanos nacionalizados e a abertura do mercado para a indústria do Acre e outros estados brasileiros.

Com informações da Agência de Notícias do Acre

Advertisement