Connect with us

Empreender

Ferramenta digital do Sebrae apoia pequenos negócios na gestão financeira

Microempreendedores individuais, microempresas e empresas de pequeno porte podem acessar gratuitamente a Planejadora Sebrae, ferramenta criada para auxiliar na organização financeira e análise de crédito. A plataforma oferece funcionalidades como simulações de financiamento, projeções de fluxo de caixa e avaliação de capital de giro.

O objetivo é fornecer aos empreendedores uma visão detalhada sobre as finanças do negócio e ajudar na tomada de decisões mais seguras, com base em dados e planejamento. A publicitária Fernanda Gomes, que utiliza a ferramenta em seu negócio na região metropolitana de Belo Horizonte, destacou que a principal contribuição da plataforma foi permitir maior clareza sobre custos, investimentos e objetivos. “Na hora de pedir empréstimo, às vezes surge essa dúvida: para quê? E ali colocando o projeto direcionado faz mais sentido”, afirmou.

A Planejadora Sebrae é baseada em três pilares: simplicidade e autonomia; planejamento como função central; e estímulo ao crédito consciente. A plataforma também integra as ações do Programa Acredita, do governo federal.

De acordo com Augusto Togni, coordenador de Orientação e Educação Financeira do Sebrae Nacional, o uso da ferramenta contribui para estabelecer uma rotina de gestão com foco em metas. “Sem planejamento é mais fácil cometer erros, como comprometer capital em produtos estocados por conta de uma saída de produtos lenta”, explicou.

Além disso, o Sebrae recomenda que os empreendedores adotem o hábito de revisar periodicamente seus planejamentos e cenários financeiros, como forma de reduzir incertezas e aperfeiçoar a condução dos negócios.

A Planejadora Sebrae pode ser acessada por meio do site planejadora.sebrae.com.br.