Connect with us

Notícia

Gás do Povo inicia recarga gratuita de botijão para 1 milhão de famílias nesta semana

O Governo do Brasil iniciou nesta semana a primeira etapa do programa Gás do Povo, que prevê a recarga gratuita do botijão de gás de cozinha para cerca de 1 milhão de famílias em situação de vulnerabilidade social em dez capitais do país. O início do atendimento marca a fase operacional do programa lançado em setembro e estabelece o cronograma que deve alcançar 15 milhões de famílias até março de 2026, quando a iniciativa estará totalmente implementada.

As entregas começaram em Belo Horizonte, onde o ministro de Minas e Energia, Alexandre Silveira, acompanhou a distribuição. Na capital mineira, 52.191 famílias serão atendidas nesta fase, enquanto, no estado, a estimativa chega a 1,2 milhão. O programa amplia o acesso ao gás de cozinha e substitui gradualmente o Auxílio-Gás, que seguirá sendo pago até o fim do ano. A partir de 2026, os beneficiários migrarão para o novo formato, recebendo diretamente a recarga em vez do valor em dinheiro.

Segundo Silveira, o programa integra o conjunto de políticas sociais retomadas pelo governo federal. “É o maior programa de combate à pobreza energética do mundo. O Gás do Povo é alívio nas contas de cada família, uma economia que ajuda a melhorar a alimentação e a qualidade de vida. Ele também protege a saúde de mulheres e crianças em lares que ainda usam lenha, álcool e querosene para cozinhar”, afirmou. O ministro destacou ainda que a iniciativa acompanha ações como Farmácia Popular, Minha Casa, Minha Vida, Mais Especialistas e Brasil Sorridente.

Nesta fase inicial, 997,5 mil famílias serão contempladas em capitais dos estados de Minas Gerais, Bahia, Ceará, Goiás, Pará, Pernambuco, Piauí, Rio Grande do Norte, Rio Grande do Sul e São Paulo. Os beneficiários estão inscritos no CadÚnico, com renda per capita de até meio salário mínimo, e terão direito a quatro a seis recargas por ano, conforme o tamanho da família. A retirada será realizada diretamente nas revendas cadastradas, mediante apresentação do cartão do Bolsa Família, documento do programa ou CPF.

O governo informou que mais de 5 mil revendas aderiram ao sistema em todo o país, com atualizações diárias. Em Belo Horizonte, são 81 estabelecimentos cadastrados nesta etapa, cobrindo 69 bairros e garantindo que a maior parte das famílias fique a até dois quilômetros do ponto de retirada. A expansão da rede de revendas é considerada fundamental para garantir a proximidade entre o serviço e os beneficiários, além de dar escala à implementação nacional.

A operação do Gás do Povo é uma das estratégias para reduzir o uso de combustíveis alternativos em residências, que representam riscos de acidentes domésticos e problemas respiratórios. Ao priorizar a recarga direta, o programa busca melhorar as condições de preparo de alimentos e promover segurança energética para famílias de baixa renda em diferentes regiões do país. A expectativa é que a política contribua para reorganizar gastos domésticos, facilitar o acesso ao gás e fortalecer a presença do Estado no atendimento às necessidades básicas da população.