Connect with us

destaque

Governo realiza Dia D de vacinação contra a covid-19 para público infantil em Rio Branco

Published

on

Em um período muito crítico de síndromes respiratórias em todo país, o governo do Estado,  por meio da Secretaria de Saúde do Acre (Sesacre), realiza neste sábado, 14, o Dia D de vacinação contra a covid-19 para o público infantil. Estão sendo vacinadas crianças de 6 meses a 2 anos, 11 meses e 29 dias que tomaram a primeira dose da vacina Pfizer Baby há pelo menos quatro semanas e já podem tomar a segunda dose do imunizante contra a covid-19, no Centro de Referência para Imunobiológicos Especiais (Crie), até às 17 horas, em Rio Branco. 

Essa ação de vacinação no Crie é uma continuação da campanha realizada no mês de dezembro de 2022, e está sendo ofertada a segunda dose contra a covid-19 como foco principal. A expectativa é que 250 crianças em média sejam vacinadas neste sábado.

Para a coordenadora estadual de imunizações, Renata Quiles, outras vacinas serão oportunizadas e também para os acompanhantes que poderão atualizar suas vacinas que forem necessárias. “As vacinas de covid baby e as pediátricas já estão autorizadas a serem administradas com outras vacinas. Iremos reforçar a vacinação contra pneumonia, meningite e a da gripe”, destacou. 

As SRAGs (síndromes respiratórias agudas graves) apresentam tendência de crescimento em 23 unidades da federação, alerta o “Boletim Infogripe”, da Fiocruz (Fundação Oswaldo Cruz). Entre os casos virais dessas hospitalizações, três em cada quatro estão associados à covid-19 e em crianças de 0 a 5 anos são vítimas.

“A vacina Pfizer Baby para as crianças que não comparecerem hoje deixaremos reservadas. Assim, os pais podem nos procurar e agendar para que suas crianças recebam a segunda dose”, explicou Renata Quiles.

Na capital, cerca de 250 crianças tomaram a primeira dose do imunizante e estão aptas a prosseguir com o esquema vacinal. “É importante dar continuidade ao esquema de imunização, pois a criança só vai estar protegida após completar as três doses previstas para essa faixa etária”, informou a enfermeira do Crie, Daíla Timbó. 

Fonte : Agência de Notícias do Acre

Texto: Luana Lima

Foto: Júnior Aguiar