Connect with us

Industria

Imac discute desburocratização do licenciamento do café em Mâncio Lima

O Instituto de Meio Ambiente do Acre (Imac) participou de uma reunião com a Cooperativa dos Cafeicultores do Vale do Juruá (Coopercafé) na última quinta-feira, 19 de dezembro, em Mâncio Lima. O encontro ocorreu no Complexo Industrial do Café, localizado no Ramal do Café.

O presidente do Imac, André Hassem, apresentou o processo de desburocratização do licenciamento para o cultivo de café no estado. Segundo Hassem, a medida busca facilitar o acesso dos produtores às linhas de crédito em instituições bancárias e simplificar as exigências para atividades de baixo impacto.

Advertisement

Participaram da reunião cooperados da Coopercafé, o presidente da cooperativa Jonas Lima, a chefe do Núcleo de Representação do Imac no Juruá, Lacione Maia, e o deputado estadual Nicolau Júnior. Durante o encontro, foram discutidos temas relacionados à sustentabilidade e ao desenvolvimento da região.

O cafeicultor Eriton França, do Assentamento Tonico Sena, afirmou que a desburocratização permitiu investir R$ 96 mil em sua propriedade. Segundo ele, o novo processo facilitou o licenciamento e reduziu o tempo de espera.

A Resolução 02/2022 do Conselho Estadual de Meio Ambiente, Ciência e Tecnologia (Cemact) permite que os produtores solicitem a declaração ambiental para acessar linhas de crédito. O presidente do Imac destacou que o órgão realiza ações de educação ambiental para incentivar a regularização dos produtores e a prevenção de queimadas e desmatamento.

Advertisement