Durante participação no programa Perspectivas, do SBT News, com a jornalista Débora Bergamasco, o presidente da Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (ApexBrasil), Jorge Viana, falou sobre seus desafios no início do mandato.
Não podemos negar que houve, nos últimos 4 anos, uma destruição da imagem do Brasil e do brasileiro lá fora, e isso é muito ruim, também para os negócios.
Vamos trabalhar para voltarmos a passar a imagem daquilo que temos de melhor. E trazer investimentos.
Em 30 dias, os contatos já feitos pelo presidente Lula mostram para o brasileiro e para o mundo que o Brasil está de volta.
Essa imagem do nosso presidente vai ajudar muito o trabalho da Apex-Brasil.
No momento em que o mundo discute a economia de baixo carbono, a chegada do presidente Lula tira o Brasil, que estava na contramão da história, e lhe devolve o protagonismo, a partir do imenso potencial que o nosso país possui.
Pretendemos fortalecer as exportações no sul, sudeste e centro-oeste, e trazer o norte e o nordeste para somar nesse ativo, pois, infelizmente, é muito pequena a participação dessas regiões nas exportações brasileiras.
Política
Ao falar de política, Jorge Viana disse que os movimentos antidemocráticos não são civilizados e espera que isso nunca prospere: “Isso que vimos acontecer no país – gente quebrando tudo, pedindo volta de regime militar – não é civilizado, não cabe mais. Temos que pacificar o país. É importante que as pessoas que têm cargos ou postos de liderança não exagerem, sob pena de perdermos nossa democracia”.
Advertisement
Sobrou para o Moro
Durante a entrevista, Jorge alfinetou o ex-juiz e agora senador Sérgio Moro. “Temos que respeitar todos, mas, na minha opinião, ele foi malandro e enganou todo o país”. E seguiu: “Não sei como será sua atuação no senado, não sou especialista nesses políticos que vivem trocando de cor e de lado. Mas, todos devem ser respeitados e espero que todos tenham um mandato focado em ajudar o Brasil.