Representantes de povos indígenas, ribeirinhos, extrativistas e agricultores familiares dos municípios de Cruzeiro do Sul, Mâncio Lima, Marechal Thaumaturgo, Porto Walter e Rodrigues Alves elegeram delegados para o fórum deliberativo do Programa Isa Carbono. O evento ocorrerá em Rio Branco nos dias 12 e 13 de junho.
O encontro, realizado no Centro Diocesano de Treinamento, em Cruzeiro do Sul, nos dias 24 e 25 de abril, incluiu oficinas sobre mudanças climáticas, a Lei do Sistema de Incentivo a Serviços Ambientais (Sisa) e o Programa REDD+ Jurisdicional. Durante a programação, o secretário de Meio Ambiente, Leonardo Carvalho, apresentou o estudo técnico que fundamentará a proposta de atualização da repartição de benefícios do Isa Carbono.
Após o processo de capacitação, lideranças participaram da plenária de eleição dos delegados. Representando os povos indígenas, foram eleitos Lucila Nawa, Ilson Carneiro Vieira, Biraci Brasil Yawanawa, Fernando Carneiro Noke Kui, Francisco Siqueira, Antonia Arara, Francisco Piyânco, Teyâki Wewito, Osmildo Silva Conceição, Francisco das Chagas Romã, Paulo Almeida, Maria Valdenice Silva, José Maria, Raimundo Lima, Edilson Rosa da Silva, Adriano Rosa da Silva, Esmeralda Silva Moreira, Lair Lima Pereira, José Batista Siqueira, Maria José Gomes Batista, Fernando Henrique e Maria Ivenete.
Para as comunidades tradicionais foram escolhidos Francisco Arlindo Pinheiro de Melo, Iorana Beatriz Melo de Oliveira, Leilizane Felix da Silva, Maria da Glória Batista da Silva, Valdenice Varela de Sousa, Alcidionês Ponciano da Silva, Rafael da Costa Farias, Raimundo Ramos, Hamilton Abreu Nascimento, Maria Hélida da Silva Mesquita, Raimundo Ramos Machado, Tatiane Silva Souza e Quedma da Cruz Oliveira.
As consultas são coordenadas pelo governo do Acre, por meio do Instituto de Mudanças Climáticas (IMC), da Secretaria de Meio Ambiente (Sema), da Secretaria dos Povos Indígenas (Sepi), da Ouvidoria do Sisa, da Secretaria de Planejamento (Seplan), da Secretaria da Fazenda (Sefaz) e da Companhia de Desenvolvimento e Serviços Ambientais (CDSA), com apoio de instituições como a Norad, Embaixada da Noruega, Programa das Nações Unidas para o Clima e Meio Ambiente (Pnud), Earth Innovation Institute (EII), Environmental Defense Fund (EDF) e Cooperação Alemã (GIZ).
Também participam representantes da Funai, Sesai, ICMBio, Ministério Público Estadual do Acre (MPAC), Instituto de Meio Ambiente do Acre (Imac), Conservação Internacional (CI) e lideranças indígenas da Associação dos Movimentos dos Agentes Agroflorestais Indígenas do Acre (Amaaiac), Comissão Pró-Indígena (CPI) e Organização dos Povos Indígenas do Rio Juruá (Opirj).
As próximas consultas estão previstas para Feijó, nos dias 8 e 9 de maio, Jordão, nos dias 12 e 13 de maio, Sena Madureira, nos dias 15 e 16 de maio, e Rio Branco, nos dias 27 e 28 de maio. O fórum deliberativo com os delegados eleitos será realizado em Rio Branco.
Todas as informações, atas e documentos técnicos estão disponíveis no site do Instituto de Mudanças Climáticas.