Connect with us

Notícia

Possível queda de meteorito é investigada após explosões e tremores de terra em Tarauacá

Nos últimos dois dias, os moradores de Tarauacá, no Acre, relataram sentir tremores de terra e ouvir sons de explosão, especialmente na madrugada desta quarta-feira, 2 de outubro. Apesar dos relatos, nenhum órgão oficial registrou terremotos na região, o que levanta a hipótese de que o fenômeno possa estar relacionado à queda de fragmentos de um meteorito.

O doutor em geografia e professor da Universidade Federal do Acre (Ufac), Waldemir dos Santos, que coordena o Laboratório de Geomorfologia e Sedimentologia, explicou que, até o momento, não há indícios de movimentação tectônica. Segundo Santos, o fato de não haver registros oficiais de terremotos pode indicar que os tremores foram causados por fragmentos de meteorito que atravessaram a atmosfera e chegaram à superfície, provocando estrondos e clarões.

Advertisement

De acordo com o pesquisador, meteoritos, ao entrar na atmosfera, podem atingir velocidades entre 10 a 72 km/s, o que explica o som de explosão relatado por moradores. Apesar da possibilidade, a ausência de operadores do sistema Brazilian Meteor Observation Network (Bramon) no Acre dificulta a confirmação do fenômeno.

Enquanto as investigações continuam, o Corpo de Bombeiros de Tarauacá está realizando vistorias em áreas onde foram registrados danos, como rachaduras em casas.

Advertisement