Connect with us

destaque

Prefeito decreta situação de emergência devido à estiagem severa em Rio Branco

Published

on

O Prefeito de Rio Branco assinou nesta sexta-feira (28) o decreto de Situação de Emergência devido à forte estiagem que atinge a capital acreana. A seca severa tem provocado o baixo nível do Rio Acre, impactando o abastecimento de água potável na cidade. Nesta manhã, o manancial registrou um nível de 1,78 metros, muito abaixo da média prevista para o período, segundo a Defesa Civil municipal.

“O decreto visa facilitar as ações das secretarias, permitindo a realização de compras emergenciais para evitar atrasos e prejuízos à população. Com o reconhecimento nacional, podemos fazer licitações rápidas, apenas com cotações, agilizando as ações necessárias. Em momentos de emergência, a burocracia não pode impedir a resposta rápida. A prefeitura está atenta e empenhada em minimizar os efeitos da seca extrema que já estamos vivenciando”, afirmou o prefeito.

Durante a assinatura do decreto, o prefeito também anunciou a abertura oficial da Operação Estiagem, que já está em curso há 15 dias. A operação busca amenizar os efeitos da seca extrema nas comunidades rurais de Rio Branco, distribuindo diariamente mais de 200 mil litros de água entre as 32 comunidades assistidas.

“As medidas emergenciais já começaram com o abastecimento de água na zona rural e estamos cuidando para evitar colapsos no abastecimento urbano. Outras ações estão sendo planejadas para apoiar os produtores e agilizar recursos e ações emergenciais, minimizando os impactos da seca severa”, destacou Cláudio Falcão, assessor técnico da Defesa Civil.

Além disso, a gestão municipal está perfurando poços na capital para auxiliar no abastecimento de água na região urbana. Cláudio Falcão explicou que essa ação é essencial para atender áreas sensíveis que podem sofrer com a falta de água. A operação estima distribuir entre 30 e 40 milhões de litros de água até dezembro, utilizando caminhões-pipa que transportam entre 6 mil e 18 mil litros por viagem, percorrendo distâncias de 2 a 72 quilômetros diariamente.