Ao tomar conhecimento do projeto idealizado pelo Movimento Acreano de Pessoas em Situação de Rua (MAPSIR), a Prefeitura de Rio Branco decidiu apoiar a iniciativa, que oferece cursos de reciclagem de pneus para pessoas em situação de rua e monitorados por tornozeleira eletrônica.
Nesta terça-feira (28), ocorreu o lançamento do projeto “Reciclando Vidas, transformando pneu em oportunidade”, com a presença dos alunos e autoridades. A iniciativa busca, por meio da educação, profissionalizar o público-alvo, oferecendo uma forma de adquirir renda e aumentar as chances de reinserção no mercado de trabalho. Serão ofertadas 40 vagas, sendo 20 para pessoas em situação de rua e 20 para monitorados por tornozeleira eletrônica.
Segundo Janes Peteca, coordenador do projeto, a realização foi possível graças ao apoio da prefeitura, que está custeando o aluguel do local das aulas e as despesas de água e energia, além de cuidar da coleta dos pneus doados. Peteca destacou a importância do projeto, que inclui educação, corte de cabelo e artesanato, e pediu apoio da sociedade para comprar as peças produzidas.
O prefeito de Rio Branco, Tião Bocalom, afirmou que a gestão busca levar dignidade às pessoas e apoiar projetos que possam ajudá-las financeiramente e contribuir com o meio ambiente, retirando pneus das ruas. O promotor de Direitos Humanos do MPAC, Thales Ferreira, ressaltou que o projeto, com apoio da prefeitura e fiscalização do MPAC, busca garantir dignidade e autonomia às pessoas atendidas.
Carlos Nasserala, secretário municipal de Meio Ambiente, explicou que a reciclagem de pneus é fundamental para minimizar impactos ambientais. Na Unidade de Tratamento de Resíduos Sólidos (Utre), pneus que seriam enviados para Cuiabá serão utilizados no projeto.
Thais dos Santos, aluna do curso, destacou a importância da oportunidade para sua vida e de outras pessoas, especialmente aquelas que enfrentam preconceito e dificuldades para encontrar emprego. Ela enfatizou a necessidade de renda para sustentar sua filha e outras responsabilidades.