Connect with us

destaque

Prefeitura de Rio Branco apoia projeto de reciclagem de pneus para pessoas em situação de rua

Published

on

Ao tomar conhecimento do projeto idealizado pelo Movimento Acreano de Pessoas em Situação de Rua (MAPSIR), a Prefeitura de Rio Branco decidiu apoiar a iniciativa, que oferece cursos de reciclagem de pneus para pessoas em situação de rua e monitorados por tornozeleira eletrônica.

Nesta terça-feira (28), ocorreu o lançamento do projeto “Reciclando Vidas, transformando pneu em oportunidade”, com a presença dos alunos e autoridades. A iniciativa busca, por meio da educação, profissionalizar o público-alvo, oferecendo uma forma de adquirir renda e aumentar as chances de reinserção no mercado de trabalho. Serão ofertadas 40 vagas, sendo 20 para pessoas em situação de rua e 20 para monitorados por tornozeleira eletrônica.

Advertisement

Segundo Janes Peteca, coordenador do projeto, a realização foi possível graças ao apoio da prefeitura, que está custeando o aluguel do local das aulas e as despesas de água e energia, além de cuidar da coleta dos pneus doados. Peteca destacou a importância do projeto, que inclui educação, corte de cabelo e artesanato, e pediu apoio da sociedade para comprar as peças produzidas.

O prefeito de Rio Branco, Tião Bocalom, afirmou que a gestão busca levar dignidade às pessoas e apoiar projetos que possam ajudá-las financeiramente e contribuir com o meio ambiente, retirando pneus das ruas. O promotor de Direitos Humanos do MPAC, Thales Ferreira, ressaltou que o projeto, com apoio da prefeitura e fiscalização do MPAC, busca garantir dignidade e autonomia às pessoas atendidas.

Carlos Nasserala, secretário municipal de Meio Ambiente, explicou que a reciclagem de pneus é fundamental para minimizar impactos ambientais. Na Unidade de Tratamento de Resíduos Sólidos (Utre), pneus que seriam enviados para Cuiabá serão utilizados no projeto.

Advertisement

Thais dos Santos, aluna do curso, destacou a importância da oportunidade para sua vida e de outras pessoas, especialmente aquelas que enfrentam preconceito e dificuldades para encontrar emprego. Ela enfatizou a necessidade de renda para sustentar sua filha e outras responsabilidades.

Advertisement