Connect with us

Notícia

Deracre e Dnit vistoriam porto fluvial de Cruzeiro do Sul

Published

on

Representantes do Departamento de Estradas de Rodagem, Infraestrutura Hidroviária e Aeroportuária do Acre (Deracre) e do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit) vistoriaram o antigo porto fluvial de Cruzeiro do Sul. A visita ocorreu na quinta-feira, 4 de julho, conduzida pela presidente do Deracre, Sula Ximenes, e pelo diretor de Infraestrutura Aquaviária do Dnit, Erick Moura. O objetivo foi discutir o levantamento topográfico, a cessão da área e o projeto de implantação do novo porto fluvial.

O Deracre, orientado pelo governador Gladson Cameli, está em tratativas com o Dnit há mais de um ano para melhorar o acesso da população. A presidente Sula Ximenes afirmou que a obra será executada pelo Dnit, com apoio do Estado. “Estamos há mais de um ano trabalhando para a construção de um novo porto fluvial. A diretoria do Dnit está realizando o levantamento topográfico da área, que deve ser cedida pelo Estado. Assim, será possível fazer o projeto, licitar e iniciar a construção do novo porto”, declarou.

A presidente também explicou que a obra, após concluída, será repassada ao Estado. Sula destacou que foram investidos mais de R$ 600 mil na construção do antigo porto pela gestão passada. “O Porto de Cruzeiro do Sul foi construído em 2004 e, pouco tempo depois, passou a apresentar problemas devido ao desbarrancamento do Rio Juruá. O local é afetado anualmente pelo processo de cheia e vazante do rio, o que compromete o acesso da população”, ressaltou.

Além da manutenção da rampa provisória, o Deracre garante acesso gratuito na travessia pela balsa de Rodrigues Alves. A autarquia trabalha para manter a rampa provisória, que atende ribeirinhos, produtores rurais e a população.

Continue Reading