Connect with us

destaque

Prefeitura de Rio Branco avança com Programa de Pecuária de Leite

Published

on

O Programa Municipal de Pecuária de Leite, que começou em maio do ano passado, está se mostrando promissor para os pequenos produtores rurais de Rio Branco. Atualmente, 24 propriedades estão recebendo assistência dos técnicos da Secretaria Municipal de Agropecuária (Seagro). Uma dessas propriedades pertence ao produtor Valdomiro Bento, que recebeu uma visita técnica da equipe e do secretário Eracides Caetano na tarde de quinta-feira (26). A visita coincidiu com o dia de campo dos alunos dos cursos de Bacharelado em Zootecnia e Técnico em Agropecuária do Instituto Federal do Acre (Ifac) do município de Sena Madureira.

A propriedade de Valdomiro Bento, localizada na região da Vila Acre, bairro Santa Maria, tem uma área de 12 hectares e uma criação de gado leiteiro de 20 cabeças, com 15 produzindo diariamente. Com a assistência técnica e o apoio da prefeitura, o Sr. Valdomiro consegue ordenhar e comercializar 100 litros de leite por dia.

Advertisement

Para obter esse resultado positivo na produtividade, mesmo em tempo de seca severa, ele conta com as recomendações dos técnicos e com o uso de novas tecnologias de manejo de pastagem, melhoramento do solo, melhoramento genético, nutrição e sanidade animal, implementadas pela prefeitura em acordo com os produtores para fomentar o desenvolvimento da bacia leiteira do município.

Eduardo Reis, coordenador do programa, explica que todas as decisões são tomadas em conjunto e sempre há uma troca de conhecimento entre o técnico e o produtor. O objetivo é melhorar a qualidade de vida e a renda do produtor rural e desenvolver a atividade leiteira no município de Rio Branco.

Eduardo Reis também salienta que o trabalho é contínuo e que outras ações se somam ao bem-estar animal com a implantação do sombreamento e das pastagens rotacionadas, a partir do aumento da fertilidade do solo que garantem a segurança alimentar para o rebanho o ano todo.

Advertisement

O Sr. Valdomiro Bento está otimista com o programa e afirma que o apoio tem sido fundamental. “Isso mantém a gente no campo, ajuda, você trabalha e vê o resultado. Então é muito importante o apoio da prefeitura. Sem eles a gente não caminha. Eles têm um conhecimento técnico e a gente tem que ter a cabeça aberta para absorver esses conhecimentos, esses ensinamentos. Então eu fico muito grato com toda a equipe da prefeitura”, exclamou.

Advertisement