A Coordenadoria Municipal de Defesa Civil (Comdec) da Prefeitura de Rio Branco está empenhada em garantir o abastecimento de água potável nas comunidades mais afetadas pela escassez hídrica nesta época do ano, devido ao período de seca. A cada ano, a prefeitura realiza a Operação Estiagem para auxiliar as áreas rurais, especialmente onde o sistema de abastecimento de água não alcança.
“Anteriormente, essa operação era realizada somente durante quatro meses, de julho a outubro. Agora, além de ampliarmos o número de caixas e de comunidades atendidas, também estendemos o período. Iniciamos em julho e continuaremos até dezembro, ou seja, praticamente seis meses abastecendo essas comunidades no período mais crítico de seca. Isso tem um grande impacto social, humano e também na área de saúde”, explicou o coordenador da Defesa Civil Municipal, tenente-coronel Cláudio Falcão.
Patrícia Medeiros, moradora de uma das comunidades beneficiadas, ressalta a importância dessa operação: “A ação é muito necessária. Nós costumávamos cavar poços que poderiam dar água, mas era salgada. Não servia para lavar roupas nem limpar as coisas. Agora, com essa água aqui, é muito bom para nós. Antes, tínhamos que comprar água, o que era bastante caro, e há pessoas que não têm condições.”
Duas vezes por semana, os caminhões-pipa da prefeitura se deslocam até as comunidades para abastecer as caixas d’água instaladas estrategicamente. Cada viagem transporta 10 mil litros de água, beneficiando os moradores. A distribuição abrange pelo menos 3.300 famílias em 26 comunidades de todas as regiões rurais que compõem o chamado Cinturão Verde de Rio Branco.
Na Transacreana, por exemplo, onde a equipe estava realizando o abastecimento na manhã desta terça-feira (29), a Operação Estiagem se estende até o quilômetro 74, assegurando o acesso à água para cerca de 600 famílias, incluindo a família de Seu Manoel Pontes. Ele, sendo um produtor rural, ressalta a importância desse suporte: “Graças a Deus está bom, estamos tendo água durante todo o verão. Quando chegamos, não tínhamos, mas agora temos, eles fazem isso todos os anos.”
Francisca Gurgel, outra moradora da região, também expressou sua gratidão pelo serviço: “É uma bênção! Agradeço a Deus e à Prefeitura de Rio Branco por nos fornecerem água, caso contrário não teríamos.”