Published
3 meses agoon
By
EditorA Coordenadoria Municipal de Defesa Civil (Comdec) da Prefeitura de Rio Branco está empenhada em garantir o abastecimento de água potável nas comunidades mais afetadas pela escassez hídrica nesta época do ano, devido ao período de seca. A cada ano, a prefeitura realiza a Operação Estiagem para auxiliar as áreas rurais, especialmente onde o sistema de abastecimento de água não alcança.
“Anteriormente, essa operação era realizada somente durante quatro meses, de julho a outubro. Agora, além de ampliarmos o número de caixas e de comunidades atendidas, também estendemos o período. Iniciamos em julho e continuaremos até dezembro, ou seja, praticamente seis meses abastecendo essas comunidades no período mais crítico de seca. Isso tem um grande impacto social, humano e também na área de saúde”, explicou o coordenador da Defesa Civil Municipal, tenente-coronel Cláudio Falcão.
Patrícia Medeiros, moradora de uma das comunidades beneficiadas, ressalta a importância dessa operação: “A ação é muito necessária. Nós costumávamos cavar poços que poderiam dar água, mas era salgada. Não servia para lavar roupas nem limpar as coisas. Agora, com essa água aqui, é muito bom para nós. Antes, tínhamos que comprar água, o que era bastante caro, e há pessoas que não têm condições.”
Duas vezes por semana, os caminhões-pipa da prefeitura se deslocam até as comunidades para abastecer as caixas d’água instaladas estrategicamente. Cada viagem transporta 10 mil litros de água, beneficiando os moradores. A distribuição abrange pelo menos 3.300 famílias em 26 comunidades de todas as regiões rurais que compõem o chamado Cinturão Verde de Rio Branco.
Na Transacreana, por exemplo, onde a equipe estava realizando o abastecimento na manhã desta terça-feira (29), a Operação Estiagem se estende até o quilômetro 74, assegurando o acesso à água para cerca de 600 famílias, incluindo a família de Seu Manoel Pontes. Ele, sendo um produtor rural, ressalta a importância desse suporte: “Graças a Deus está bom, estamos tendo água durante todo o verão. Quando chegamos, não tínhamos, mas agora temos, eles fazem isso todos os anos.”
Francisca Gurgel, outra moradora da região, também expressou sua gratidão pelo serviço: “É uma bênção! Agradeço a Deus e à Prefeitura de Rio Branco por nos fornecerem água, caso contrário não teríamos.”
Audiência Pública marca os 75 Anos da Declaração Universal dos Direitos Humanos no Acre
Bolsa Família beneficia mais de 130 mil famílias no Acre em dezembro
Fique atento: Operação Boas Festas fiscaliza comércios para garantir tranquilidade nas compras de Natal
Bocalom realiza entrega de bens do Programa Recomeço Para As Famílias, no Taquari
Zequinha lima reforça compromisso com a saúde ao entregar 19ª revitalização de posto de saúde em Cruzeiro do Sul
Acre compartilha abordagem jurisdicional no debate sobre REDD+ durante a COP 28