Connect with us

destaque

Prefeitura de Rio Branco leva serviços de saúde à comunidade da Baixada da Sobral

Published

on

A Prefeitura de Rio Branco tem se empenhado em tornar os serviços de saúde mais acessíveis à população por meio da iniciativa “Saúde na Comunidade”. Na última sexta-feira (29), os moradores da regional da Baixada da Sobral puderam usufruir dos serviços de saúde em suas proximidades.

A Escola Professora Marina Vicente foi transformada em um centro de saúde temporário, onde a Secretaria Municipal de Saúde (Semsa) ofereceu uma variedade de serviços. A expectativa é atender aproximadamente 800 pessoas durante os dois dias de ação.

Advertisement

Nesse evento, foram disponibilizados todos os serviços típicos da rede de atenção básica em saúde. Essa iniciativa visa aproximar ainda mais a prefeitura da comunidade que depende dos serviços de saúde pública. A demanda na Baixada da Sobral aumentou devido à reforma da Urap Hidalgo de Lima, e a prefeitura buscou atender às necessidades da população.

Rejane Almeida, coordenadora da Divisão de Ações de Saúde da Semsa, explicou: “Hoje a gente tá com vários serviços aqui tudo que é de responsabilidade da atenção básica como as consultas médicas, odontologia, pré-natal, PCCU, testes rápidos, está tendo vacinação e vários outros serviços. A gente hoje tá com todo esse aporte aqui para atender essa região da Baixada da Sobral.”

Durante o evento, muitas pessoas aproveitaram para atualizar suas carteiras de vacinação e obter receitas médicas. Além disso, os pacientes receberam a medicação necessária diretamente na farmácia. A ação também incluiu a vacinação de cães e gatos pelo Centro de Zoonoses, exames oftalmológicos, verificação de pressão arterial e glicemia, atendimentos odontológicos pelo programa “Produzindo Sorrisos”, exames laboratoriais e controle de endemias pela Vigilância Epidemiológica.

Advertisement

O médico Fabrício Lemos destacou a oferta de exames de ultrassonografia e pequenas cirurgias realizadas pela equipe da Policlínica Barral y Barral. “Trazendo o que há de melhor, de ponta, ultrassonografia 3D, 4D. Além disso, também proporcionando um ambiente com pequenas cirurgias, drenagem de abscesso, cantoplastia, lipoma, cisto sebáceo com toda a capacidade de equipe. Para a gente é uma alegria muito grande porque estamos levando a saúde à comunidade e levando dignidade às pessoas”, disse Lemos.

A população atendida enfatizou a importância desses serviços itinerantes. Marcelino Araújo, trabalhador de serviços gerais, ressaltou a agilidade no atendimento: “Achei muito importante a prefeitura trazer esse projeto pra cá e se não fosse a prefeitura não tinha como, porque hoje em dia você vai no posto de saúde é aquela demora doida para você ser atendido, e aqui foi rápido. Já estou com remédio na mão e já vou levar para casa para tomar.”

Eliete Alvez, servidora pública, também elogiou a oferta de serviços: “Com a correria do dia a dia, a gente não tem muito tempo de estar de madrugada no posto pegando fila, isso aqui foi maravilhoso para população. Quero agradecer ao nosso prefeito Tião Bocalom pela atitude, porque que ele tá pensando realmente na população e na saúde”.

Advertisement