O superintendente do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT) no Acre, Ricardo Araújo, confirmou que a BR-364 passará por um processo de reconstrução, após a reclassificação da rodovia para o nível 1 pelo governo federal. A informação foi divulgada em entrevista concedida ao portal Juruá 24 Horas em maio de 2025.
De acordo com Araújo, a mudança de classificação — de nível 3, que indicava baixo interesse econômico, para nível 1 — permitirá a destinação de recursos para obras definitivas no trecho entre Sena Madureira e Feijó, que possui cerca de 200 quilômetros. O edital para a contratação da obra está previsto para ser lançado até agosto.
“Mostramos que a BR-364 não é apenas uma estrada de escoamento, mas uma rota de sobrevivência para milhares de pessoas. Não temos caminho alternativo. Nosso maior bem é o cidadão”, afirmou o superintendente ao portal.
A obra incluirá a aplicação de camadas de macadame (pedras compactadas) com 35 centímetros de espessura, além da reconstrução de bueiros e pontes. O trecho tem uma média de cinco bueiros por quilômetro, o que, segundo o DNIT, exige soluções técnicas detalhadas. Em 2024, 30 quilômetros já foram executados com esse método, e a previsão é concluir entre 40 e 60 quilômetros adicionais até o início das obras definitivas.
Ricardo Araújo também esclareceu que, apesar do orçamento federal ainda não estar totalmente liberado por conta da demora na aprovação da Lei Orçamentária Anual (LOA), os trabalhos emergenciais já foram iniciados. Ele destacou ainda que a falta de alternativas à BR-364 impacta diretamente a população do Acre, mencionando o alto custo de passagens aéreas entre Cruzeiro do Sul e Rio Branco, que pode chegar a R$ 6 mil.
“O presidente Lula deixou claro: quer respeito com a população do Acre. E isso começa garantindo acesso digno por terra”, concluiu.
Fonte: Juruá 24 Horas, matéria publicada em 18 de maio de 2025.