Connect with us

Notícia

Governo Federal reconhece situação de emergência em Mâncio Lima após tempestades

O governo federal, através do Ministério da Integração e Desenvolvimento Regional, oficialmente reconheceu na última segunda-feira, 18 de setembro, a situação de emergência em Mâncio Lima, após as intensas tempestades que assolaram o município nos dias 4 e 10 de setembro. A decisão abre portas para a obtenção de recursos federais que auxiliarão na recuperação e assistência às vítimas.

De acordo com informações divulgadas pela Prefeitura de Mâncio Lima, cerca de 659 famílias foram diretamente afetadas pelos fenômenos naturais. O reconhecimento da situação de emergência é um passo fundamental que permite ao município solicitar e receber apoio financeiro do governo federal, com o objetivo de atender às necessidades da população local, restaurar infraestruturas danificadas e proporcionar o suporte necessário para a reconstrução.

Advertisement

As tempestades que atingiram a região desencadearam rajadas de ventos de alta potência, provocando uma série de estragos na zona urbana de Mâncio Lima. Casas e órgãos públicos tiveram seus telhados destelhados e estruturas destruídas, fiações elétricas foram severamente danificadas, árvores foram arrancadas desde as raízes, bloqueando importantes vias de trânsito. Escolas também sofreram com a destruição de parte de seus forros e coberturas, e as ruas ficaram repletas de entulhos.

Os bairros mais atingidos pela devastação foram Anselmo Maia, São Vidal, São Francisco, Bandeirantes, Bairro Cocal e parte do Centro. Um dos locais mais emblemáticos da cidade, o Complexo Esportivo Totão, também sofreu graves danos, com a cobertura do palco retorcida e toda a estrutura metálica desabando sobre o camarim, causando um prejuízo estimado em mais de R$ 300 mil. Na área circundante ao complexo, dezenas de residências ficaram sem telhados.

Advertisement
Continue Reading