Connect with us

Meio ambiente

Ação conjunta promove regularização ambiental de pequenos produtores em Feijó

O governo do Acre realizou, nos dias 27 e 28 de março, um mutirão de regularização ambiental no município de Feijó. A atividade foi organizada pela Secretaria de Estado do Meio Ambiente (Sema) e pelo Instituto de Meio Ambiente do Acre (Imac), em parceria com o projeto Floresta+ Amazônia, do Ministério do Meio Ambiente e Mudança do Clima (MMA). Ao todo, 114 atendimentos foram realizados no auditório da Câmara Municipal.

O objetivo principal foi apoiar a inscrição e retificação do Cadastro Ambiental Rural (CAR) e promover o Programa de Regularização Ambiental (PRA), com foco nos pequenos produtores rurais. Durante a ação, também foram ofertados serviços como:

Advertisement
  • solicitação de análise prioritária do CAR;
  • ciência da análise técnica do cadastro;
  • assinatura de termo de compromisso ambiental;
  • adesão ao projeto Floresta+ Amazônia.

A iniciativa também contou com capacitação de representantes de órgãos e instituições locais, como as secretarias municipais de Meio Ambiente, Agricultura e Agronegócio, e Cidadania e Inclusão Social, além do Sindicato de Trabalhadores Rurais, Banco Sicredi e Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra). O objetivo foi preparar essas equipes para apoiar a divulgação e implementação do projeto no município.

O coordenador do Centro Integrado de Geoprocessamento e Monitoramento Ambiental (Cigma), Cláudio Cavalcante, afirmou que Feijó foi escolhido por ser um dos municípios prioritários devido aos altos índices de desmatamento. Segundo ele, além da regularização, o projeto prevê o pagamento por serviços ambientais a produtores que atuam na conservação das florestas.

O projeto Floresta+ Amazônia é voltado ao fortalecimento da governança ambiental e ao estímulo de práticas sustentáveis. Por meio de parcerias, promove a preservação de recursos naturais, a redução do desmatamento ilegal, o pagamento por serviços ambientais (PSA) e ações voltadas à mitigação das mudanças climáticas na Amazônia Legal.

Advertisement
Continue Reading