Published
3 meses agoon
By
EditorO Acre está buscando estreitar as relações com a Índia, um dos maiores produtores de medicamentos do mundo, na área de fármacos e intercâmbio. Na segunda-feira (11), uma comitiva acreana formada pelo presidente da Assembleia Legislativa do Acre (Aleac), deputado Luiz Gonzaga, pela deputada federal Socorro Neri e pela reitora da Universidade Federal do Acre (UFAC), Guida Aquino, se reuniu com o embaixador da Índia, Suresh K. Reddy, em Brasília, para tratar do assunto.
O objetivo da reunião foi apresentar o potencial do Acre na produção e na pesquisa de fármacos extraídos da floresta amazônica, bem como buscar oportunidades de intercâmbio de estudantes e servidores do estado com a Índia. O encontro foi possível graças ao pedido de Luiz Gonzaga para que Socorro Neri protocolasse a reunião.
Gonzaga destacou que o Acre tem um grande potencial farmacêutico e que a parceria com a Índia pode abrir as portas para que acreanos tenham acesso à ciência e em contrapartida exportem seus produtos para o país asiático. “Esse intercâmbio abrirá as portas para que acreanos tenham acesso à ciência e em contrapartida exportaremos nossos produtos para a Índia. O Acre tem um grande potencial e explorar esses recursos de forma sustentável será importante para gerar emprego e renda”, disse.
Socorro Neri afirmou que a reunião serviu para aproximar o Acre da Índia, visando o desenvolvimento do estado. “A Índia se destaca na produção industrial de tecnologia de ponta, sendo um grande produtor eletroeletrônicos, agroindustriais, informática e biotecnologia. Apresentar as riquezas do Acre ao embaixador será importante para o desenvolvimento econômico do nosso estado”, disse.
Guida Aquino comemorou o resultado da reunião e classificou o encontro como uma oportunidade da Índia abrir as portas para receber pesquisadores acreanos. “A reunião foi muito boa e serviu para estreitarmos relações de pesquisa com a Índia. O embaixador nos atendeu muito bem e estamos confiantes que a embaixada possa abrir portas para intercâmbio de alunos. E em relação aos fármacos temos pesquisadores que trabalham nessa área e deslumbramos uma pesquisa grande nessa área de fármacos com a Índia”, afirmou.
Por fim, ficou definido que uma comitiva de empresários e deputados acreanos visitará a Índia para tratar de acordo comercial. O embaixador também garantiu a cooperação para que estudantes e servidores do Acre possam fazer cursos na Índia. O país assumirá custos com bolsas, passagens e hospedagens.
Fonte: Aleac
Deputado Nicolau Jr. elogia atuação abrangente do Prefeito Zequinha Lima em áreas urbana e rural de Cruzeiro do Sul
Presidente Luiz Gonzaga destaca apoio da ALEAC em projeto de expansão da produção de duínos no Acre
Presidente Lula aborda desafios no financiamento ambiental durante evento na COP28
Porto Walter realiza campeonato de futebol feminino com apoio de Luiz Gonzaga
Debate na Aleac: Deputados Discutem Situação das Famílias Acampadas
Lula anuncia R$ 1,6 Bilhões para Estados e manutenção do Fundo de Participação dos Municípios