Connect with us

Política

Acre busca parceria com a Índia na área de fármacos e intercâmbio

Published

on

O Acre está buscando estreitar as relações com a Índia, um dos maiores produtores de medicamentos do mundo, na área de fármacos e intercâmbio. Na segunda-feira (11), uma comitiva acreana formada pelo presidente da Assembleia Legislativa do Acre (Aleac), deputado Luiz Gonzaga, pela deputada federal Socorro Neri e pela reitora da Universidade Federal do Acre (UFAC), Guida Aquino, se reuniu com o embaixador da Índia, Suresh K. Reddy, em Brasília, para tratar do assunto.

O objetivo da reunião foi apresentar o potencial do Acre na produção e na pesquisa de fármacos extraídos da floresta amazônica, bem como buscar oportunidades de intercâmbio de estudantes e servidores do estado com a Índia. O encontro foi possível graças ao pedido de Luiz Gonzaga para que Socorro Neri protocolasse a reunião.

Advertisement

Gonzaga destacou que o Acre tem um grande potencial farmacêutico e que a parceria com a Índia pode abrir as portas para que acreanos tenham acesso à ciência e em contrapartida exportem seus produtos para o país asiático. “Esse intercâmbio abrirá as portas para que acreanos tenham acesso à ciência e em contrapartida exportaremos nossos produtos para a Índia. O Acre tem um grande potencial e explorar esses recursos de forma sustentável será importante para gerar emprego e renda”, disse.

Socorro Neri afirmou que a reunião serviu para aproximar o Acre da Índia, visando o desenvolvimento do estado. “A Índia se destaca na produção industrial de tecnologia de ponta, sendo um grande produtor eletroeletrônicos, agroindustriais, informática e biotecnologia. Apresentar as riquezas do Acre ao embaixador será importante para o desenvolvimento econômico do nosso estado”, disse.

Guida Aquino comemorou o resultado da reunião e classificou o encontro como uma oportunidade da Índia abrir as portas para receber pesquisadores acreanos. “A reunião foi muito boa e serviu para estreitarmos relações de pesquisa com a Índia. O embaixador nos atendeu muito bem e estamos confiantes que a embaixada possa abrir portas para intercâmbio de alunos. E em relação aos fármacos temos pesquisadores que trabalham nessa área e deslumbramos uma pesquisa grande nessa área de fármacos com a Índia”, afirmou.

Advertisement

Por fim, ficou definido que uma comitiva de empresários e deputados acreanos visitará a Índia para tratar de acordo comercial. O embaixador também garantiu a cooperação para que estudantes e servidores do Acre possam fazer cursos na Índia. O país assumirá custos com bolsas, passagens e hospedagens.

Fonte: Aleac

Advertisement