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Educação

Acre inicia aplicação das provas do Saeb 2025 em escolas públicas e privadas

A aplicação das provas do Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb) 2025 começou nesta segunda-feira, 20, em escolas públicas e privadas do Acre, com participação de estudantes, professores, gestores e secretários municipais de Educação. O exame, promovido pelo Ministério da Educação (MEC) por meio do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), segue até o dia 31 de outubro e ocorre simultaneamente em todo o país.

A avaliação nacional tem como objetivo medir a qualidade da educação básica, fornecendo dados que auxiliam na formulação de políticas públicas voltadas ao aprimoramento do ensino. No Acre, a mobilização envolve estudantes do 2º, 5º e 9º anos do ensino fundamental e da 3ª série do ensino médio. Além das provas, professores, diretores, secretários municipais e familiares dos alunos participam por meio de questionários que complementam as informações levantadas.

Os resultados do Saeb são utilizados no cálculo do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb), principal indicador da qualidade do ensino no Brasil. Com base nos dados obtidos, estados e municípios elaboram estratégias específicas para aperfeiçoar o processo educacional e reduzir desigualdades entre redes de ensino. O exame, aplicado a cada dois anos, avalia o desempenho dos estudantes em língua portuguesa e matemática, permitindo uma visão ampla sobre o nível de aprendizagem e contribuindo para o fortalecimento das políticas públicas educacionais.

A gestora da Escola Estadual Ramona de Castro, Cristina Araújo, destacou a importância da avaliação como ferramenta de diagnóstico para a rede pública. “O Saeb é muito importante, tanto para a escola quanto para a rede de ensino, pois, por meio dessa avaliação, conseguimos identificar como os alunos estão em relação às habilidades e competências, especialmente em língua portuguesa e matemática. A partir dos resultados, podemos reconhecer as principais dificuldades e ajustar nossas estratégias de ensino para melhorar o desempenho dos estudantes”, afirmou. Segundo ela, os resultados anteriores também são utilizados para planejar ações pedagógicas voltadas ao fortalecimento das habilidades e à superação das fragilidades observadas.