Connect with us

destaque

Cruzeiro do Sul celebra Dia dos Povos Indígenas junto ao povo Noke Koi

Published

on

Na sexta-feira, 19, o prefeito Zequinha Lima e a primeira dama, Lurdinha Lima, estiveram presentes na celebração do Dia dos Povos Indígenas junto aos Noke Koi, também conhecidos como Katukina, na BR 364. As festividades iniciaram com rituais sagrados e apresentações de músicas e danças tradicionais. A celebração contou com a participação da comunidade das 11 aldeias, com apoio da prefeitura e apresentações culturais. Diversos serviços foram ofertados pelas secretarias municipais de Cultura e Saúde.

Serviços de saúde como atendimentos médicos, vacinas e testes rápidos foram disponibilizados, juntamente com atendimentos da Secretaria Municipal de Assistência Social. O Grupo de Apoio ao Serviço Humanitário – GASH, liderado por Lurdinha Lima, ofereceu serviços de beleza às mulheres presentes.

Advertisement

Durante o evento, o prefeito Zequinha Lima destacou o empenho de sua gestão em apoiar a comunidade indígena, mencionando a importância cultural e econômica dos povos originários para o município.

“O povo indígena Katukina da Br364 conserva suas tradições, a língua e têm escolas específicas. Eles têm importância do ponto de vista cultural e fortalecem a nossa economia. Muita gente que vem de outros estados e países, chegam aqui para visitar a terra Katukina e injetam recursos na economia do nosso município”, disse o prefeito.

Edilson Katukina, o cacique geral do povo Noke Koi, também conhecido como Poá, ressaltou a parceria com a prefeitura e o propósito das comemorações de manter vivas as tradições para as futuras gerações.

Advertisement

“Hoje é uma data especial para todos os povos indígenas do Brasil e nos estamos comemorando com nossos rituais sagrados e nossos costumes para que nossos jovens não deixem de cultivar as conquistas dos nossos antepassados. Hoje temos uma parceria muito grande com o governo do estado do Acre e também com a prefeitura municipal, por meio do nosso prefeito Zequinha Lima que é um parceiro muito grande. É um prefeito que nunca fechou as portas pra nós. Aqui tem muita história de conquistas dele e aqui estamos lutando por melhorias para nosso povo”, afirmou Edilson Katukina.

Advertisement