Connect with us

destaque

Cruzeiro do Sul é o primeiro município do Acre a pagar o piso retroativo da enfermagem

O município de Cruzeiro do Sul, no Acre, tornou-se pioneiro ao realizar o pagamento retroativo do piso nacional da enfermagem, abrangendo os meses de maio, junho, julho e agosto. O anúncio foi feito durante uma coletiva de imprensa na manhã de segunda-feira, 11, no auditório da UBS da 25 de Agosto, pelo prefeito Zequinha Lima.

Ao todo, 139 profissionais de enfermagem serão beneficiados com esse pagamento, totalizando um acréscimo de R$736 mil na economia do município, já a partir desta segunda-feira.

Advertisement

O sucesso desse resultado é fruto da colaboração entre os profissionais de enfermagem e a gestão municipal, que trabalharam em conjunto para fornecer prontamente todas as informações necessárias ao Ministério da Saúde. Graças a essa eficiência, Cruzeiro do Sul se tornou o primeiro município do Acre a concluir o pagamento integral aos profissionais de enfermagem.

Valéria Lima, secretária municipal de saúde, destacou a importância desse feito, afirmando: “A gestão reconhece o valor de cada profissional de enfermagem e hoje Cruzeiro do Sul é o primeiro município a creditar na conta destes 190 profissionais o pagamento feito pela complementação do Ministério da Saúde.”

Vanderlúcio Fontes da Silva, técnico em enfermagem, expressou sua surpresa e gratidão pelo pagamento retroativo, ressaltando a importância desse momento na vida dos profissionais de enfermagem e agradeceu ao prefeito Zequinha Lima e à secretária Valéria Lima por tornar isso possível.

Advertisement

Darlene Rodrigues, representante do SPATE Acre e do Sindsaúde Juruá, mencionou a importância das lutas e batalhas travadas ao longo dos anos para alcançar o piso nacional da enfermagem e reconheceu o compromisso da gestão em cumprir esse compromisso. “Sem lutas não há vitória, tivemos embates, o movimento nunca enfraqueceu e depois de tantas lutas alcançamos o piso da enfermagem. Somos o primeiro município a pagar o piso da enfermagem. A secretária Valéria, e o prefeito Zequinha estão realizando este sonho”, disse.

O prefeito Zequinha Lima destacou o compromisso da gestão em valorizar os profissionais de enfermagem, lembrando que, além do pagamento do piso retroativo, outras medidas foram tomadas, como a redução da carga horária dos enfermeiros sem redução de vencimentos e o pagamento da insalubridade. Ele ressaltou a importância desses profissionais, especialmente durante a pandemia, e expressou sua gratidão a todos os envolvidos nesse processo. “Hoje estamos pagando na conta os vencimentos retroativos de maio, junho, julho e agosto. Todos estes passos foram discutidos com o sindicato e a categoria, pois sabemos da importância que estes profissionais exerceram na pandemia e continuam a exercer todos os dias. Por isso, nada melhor do que valorizar estes profissionais”, declarou Zequinha.

Advertisement