Published
3 meses agoon
By
EditorA Prefeitura de Cruzeiro do Sul está tomando medidas para apoiar os agricultores que enfrentam problemas com o mandarová, uma lagarta que ataca os roçados de mandioca de forma sazonal, dependendo das condições climáticas, como o fenômeno do El Niño.
O trabalho conjunto de órgãos como Embrapa, IDAF e as secretarias municipal e estadual de agricultura tem permitido aos produtores rurais detectar a presença do mandarová de forma mais precoce, o que ajuda a evitar danos extensos às lavouras.
Neste ano, a secretaria municipal de agricultura já começou a visitar os roçados afetados para avaliar os danos e iniciar uma resposta rápida. Segundo o Secretário Municipal de Agricultura, Eutimar Sombra, cerca de 60 hectares foram afetados na safra atual, atingindo 15 famílias de produtores rurais em áreas dispersas, como os ramais 2 e 3 do PA Santa Luzia, BR 364, ramal da Buritirana e Vila São Pedro.
O secretário orienta os produtores a procurar o IDAF, preferencialmente com uma foto das lagartas, para se cadastrarem e adquirirem o veneno biológico necessário. É fundamental identificar a fase da lagarta para um controle adequado.
Em uma das áreas visitadas, o produtor Alzenir da Silva Rocha, no ramal da Mariana 1, enfrentou uma perda de cerca de 60% da folhagem da mandioca devido à lagarta. No entanto, agindo a tempo, ele conseguiu colher a mandioca sem grandes prejuízos.
O secretário também enfatiza a importância do uso correto dos Equipamentos de Proteção Individual (EPI), como luvas, máscaras, botas, macacões e chapéus, pois mesmo o veneno biológico pode representar riscos à saúde dos produtores durante a aplicação.
A administração municipal está preparada para uma resposta rápida, com a aquisição de borrifadores manuais para auxiliar os produtores. Cinco técnicos estão disponíveis para oferecer orientação, e, em caso de um aumento significativo nos surtos, a prefeitura buscará parcerias com instituições como Ufac, Ifac e Embrapa e mobilizará equipes para os locais afetados, dispondo de transporte para esse fim.
Presidente Luiz Gonzaga destaca apoio da ALEAC em projeto de expansão da produção de duínos no Acre
Bocalom lança Programa de Olho na Obra para maior transparência na gestão municipal
Prefeitura de Rio Branco distribui cestas básicas a mulheres em vulnerabilidade social
Zequinha Lima anuncia Investimentos do PAA para agricultores do Rio Croa
Prefeitura de Cruzeiro do Sul garante recursos para fortalecer cafeicultura nas comunidades locais
Em Cruzeiro do Sul, orientações reforçam combate ao HIV durante o Dezembro Vermelho